Governo demite chefe de redes do Planalto, aliada de Janja; estrategista de João Campos assume o cargo

Esquerda e o governo têm sido cobrados para demonstrar uma presença digital melhor. Nesta semana, Lula deu posse ao novo ministro da Secom, Sidônio Palmeira. Após uma semana de crise com a polêmica do PIX, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) formalizou a troca de comando da Secretaria de Estratégia e Redes da Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom), nessa sexta-feira (17).
Brunna Rosa Alfaia, nome ligado à primeira-dama Janja da Silva, foi exonerada, e Mariah Queiroz da Costa Silva, que era responsável pelas redes sociais do prefeito do Recife (PE), João Campos (PSB), assumirá o cargo.
A alteração na chefia da área ocorre na esteira de outras mudanças na Secom da Presidência. Nesta semana, o presidente Lula deu posse ao novo ministro da pasta, Sidônio Palmeira. Ele assume a vaga do deputado federal Paulo Pimenta (PT), que esteve no cargo nos últimos dois anos.
Especialmente nos últimos meses, a esquerda e o governo têm sido cobrados para demonstrar uma presença digital melhor. O próprio presidente admitiu que há falhas de comunicação no governo como um todo.
‘Precisamos comunicar com todos os públicos’, diz Sidônio Palmeira, novo ministro da Secom
Há menos de uma semana no cargo, Sidônio já começou a fazer mudanças na equipe da secretaria, que tem status de ministério. Além da mudança na área de redes sociais, o novo ministro também trocou o comando da Secretaria de Imprensa.
José Kley Chrispiniano Júnior, assessor de Lula desde 2011, deu lugar a Laércio Portela, que foi ministro interino da Secom quando Paulo Pimenta assumiu o ministério extraordinário criado para ajudar na recuperação do Rio Grande do Sul após a tragédia das chuvas em 2024.
LEIA TAMBÉM
Lula admite ‘culpa’ por extrema direita ter mais força nas redes e diz que fará ‘correções necessárias’ na comunicação do governo
Polêmica do PIX: governo mirou sonegadores e recuou derrotado por fake news
Curso para redes sociais
Como informou o blog da Ana Flor, do g1, o enorme engajamento conquistado por postagens da oposição e a polêmica recente sobre o caso do PIX fez o PT decidir focar no treinamento de seus parlamentares e dirigentes nas redes sociais.
A direção do partido vai fazer, na próxima semana, uma plenária virtual com o ministro da Comunicação Social, Sidônio Palmeira, sobre “estratégia de Comunicação e enfrentamento a fake news”.
O encontro será para deputados, senadores, coordenadores de comunicação regionais do partido, vereadores e deputados estaduais.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.