Posse de Trump: quando vai ser, quem vai e como será a cerimônia

Posse de Donald Trump terá série de eventos e personalidades internacionais confirmadasReprodução

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, voltará para a Casa Branca nesta segunda-feira (20), quando será empossado o 47º presidente do país.

Confira, a seguir, as principais informações sobre o evento que oficializará a volta do Republicano para o comando do país norte-americano.

Quando e onde será a posse de Trump?

A posse será no dia 20 de janeiro, a partir das 11h (8h, no horário de Brasília). Alguns pontos da cerimônia, como o discurso, orações e pronunciamentos serão realizados em local fechado, devido ao inverno rigoroso que acontece em Washington.

As apresentações musicais devem acontecer por volta das 11h30 e o juramento oficial, às 14h.

Como será a cerimônia?

O evento se inicia com uma cerimônia na Igreja de São João, na praça Lafayette, em Washington, seguido de um chá na Casa Branca.

Em seguida, começam os discursos e apresentações musicais, que devem ser no palco principal. A cantora country Carrie Underwood e o grupo The Village People foram os convidados para performar no evento.

Terminadas as apresentações, Trump e o vice-presidente, J.D. Vance, fazem seus juramentos à nação.

Nessa parte, o mandatário diz: “Eu juro solenemente que executarei fielmente o cargo de presidente dos Estados Unidos, e farei, ao melhor da minha capacidade, preservar, proteger e defender a Constituição dos Estados Unidos.”

Trump deve continuar com o microfone na mão para comentar o que pretende fazer no governo dos Estados Unidos ao longo dos próximos quatro anos.

O empresário se dirigirá à Sala do Presidente, próxima à câmara do Senado, para assinar documentos-chave e iniciar seu novo mandato.

Em seguida, haverá um almoço organizado pelo Comitê Conjunto do Congresso para as Cerimônias Inaugurais, que deve contar com a presença dos recém-empossados.

O desfile inaugural também será realizado em ambiente fechado, na arena Capital On, no centro de Washington, com os três bailes inaugurais à noite — o Commander in Chief, o Liberty Inaugural e o Starlight, que também devem contar com os discursos do chefe de Estado.

Quem vai?

Segundo as autoridades locais, a previsão é que a posse conte com pelo menos 200 mil pessoas do lado “de fora”. Na cerimônia, espera-se ver senadores e membros do Congresso dos EUA, assim como convidados do novo governo.

Além disso, a cerimônia deverá contar com a presença do presidente Joe Biden e a vice-presidente Kamala Harris, bem como outros ex-presidentes e familiares.

O presidente Lula (PT) não irá à posse. O Brasil será representado pela embaixadora do Brasil em Washington, Maria Luiza Viotti.

Entretanto, ainda terão outros representantes da política brasileira no local: uma comitiva de parlamentares apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarcou hoje rumo ao país norte-americano. O ex-capitão, no entanto, não comparecerá ao evento.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.