TikTok: enquanto bloqueado nos EUA, rede social também saiu do ar em outros países

O TikTok já está voltando nos Estados Unidos, mas, enquanto permaneceu fora do ar, entre a noite de sábado (19) e o início da tarde deste domingo (20), usuários de outros países reclamaram de estar enfrentando problemas para acessar o app sem razão clara, informou o The Verge.

Contudo, alguns, como este usuário do Reddit, que mora no Reino Unido, percebeu que o problema estaria ligado ao uso de VPNs para utilizar a rede social.

Logo do TikTok com um ícone de proibição por cima em um smartphone; atrás, a bandeira dos Estados Unidos
Rede social está voltando ao ar nos EUA (Imagem: miss.cabul/lShutterstck)

Ele disse que, enquanto tentava acessar o TikTok via VPN, estava vendo a mensagem de que a plataforma estava bloqueada — algo que só usuários dos EUA deveriam ver. Para resolver, ele mudou a localização da VPN:

“Eu mesmo recebi essa mensagem no Reino Unido, imediatamente pensei em verificar minha VPN, sim, estava passando por Miami; assim que mudei, […] o TikTok [ficou] bem”, explicou.

Leia mais:

  • TikTok travando? Veja algumas dicas para resolver o problema
  • Como encontrar trends no TikTok
  • Trump anuncia ordem executiva para salvar TikTok nos EUA

Nem sempre a VPN é a culpada ao não conseguir acessar o TikTok

  • Apesar da solução, o Verge trouxe casos em que isso não funcionou;
  • Outro usuário do Reddit disse que também é do Reino Unido, mas que não estava usando uma VPN quando a mensagem apareceu;
  • No caso dele, a suspeita está na época de criação da conta, pois, quando virou utilizador do TikTok, o usuário morava nos EUA;
  • Moradores de países, como Canadá, Alemanha, Austrália, Grécia e Polônia, também enfrentavam o problema e afirmaram que também criaram seus respectivos perfis quando estavam nos EUA.

Porém, outros, que colocaram suas respectivas localizações como sendo no Reino Unido, Canadá e Austrália, alegam não ter criado suas contas nos EUA. Alguns sequer foram lá em suas vidas.

Usuários de Marrocos e Irlanda são outros que reclamam do bloqueio sem razão aparente. Outro rapaz, que diz ser de Moçambique, especula que a situação começou a acontecer, pois eles colocam suas contas como sendo dos EUA para contornar as leis de monetização de seus respectivos países.

O portal tentou contato com o TikTok, mas, até o momento, não obteve resposta.

À frente, um martelo de juiz segurado por uma mão; abaixo, uma mesa; atrás, desfocado, o logotipo do TikTok
Justiça dos EUA bloqueou rede social via lei, mas promessa de Trump fez com que TikTok se organizasse para retomar atividade (Imagem: Sergei Elagin/Shutterstock)

O post TikTok: enquanto bloqueado nos EUA, rede social também saiu do ar em outros países apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.