Deslizamento em Manaus: laudo aponta ‘drenagem clandestina’, diz Defesa Civil

Deslizamento em Manaus laudo aponta 'drenagem clandestina'

Após buscas intensas pelas famílias desaparecidas no deslizamento de terra no bairro Redenção, em Manaus, na noite deste domingo (19), o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) encontrou os corpos de pai e filha soterrados nos escombros.

Equipes técnicas da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) atuam de forma emergencial para conter os danos causados às famílias afetadas pelo deslizamento.

Engenheiros afirmam que as moradias foram construídas em uma área de risco e que não há uma rede de drenagem profunda instalada. No entanto, a rede de drenagem superficial está em pleno funcionamento.

Técnicos da Defesa Civil identificaram uma rede de drenagem clandestina com vazamento há meses, conforme relataram os moradores da região.

De acordo com o secretário-executivo da Defesa Civil de Manaus, Gladiston da Silva, esse vazamento foi o principal fator que levou ao deslizamento.

“Inicialmente, auxiliamos nas buscas das vítimas, realizando a identificação dos moradores e das casas em risco. No segundo momento, passamos a investigar as causas do desastre. Em contato com os moradores da parte superior do barranco, foi informado que uma conexão clandestina foi feita e estava vazando há meses. Esse foi o principal fator que contribuiu para o colapso do barranco”, afirmou Gladiston.

Limpeza da área

Equipes da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) estão no local realizando a retirada de entulhos e oferecendo assistência necessária para minimizar os impactos da situação.

A Semulsp reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar da população, trabalhando de forma ágil e eficiente para garantir a normalização da área afetada.

Ao todo, 58 bombeiros atuaram no local
Ao todo, 58 bombeiros atuaram no local – Foto: Divlgação/PMM/AM

Relembre o caso deslizamento em Manaus

Um deslizamento de terra ocorrido neste domingo (19) no Beco Macapá, bairro Redenção, na zona centro-oeste de Manaus, atingiu três casas e deixou quatro pessoas de uma mesma família soterradas.

Entre as vítimas estava uma menina de sete anos, além de três adultos que estavam presos sob os escombros.

O deslizamento foi causado pela forte chuva que atingiu a capital amazonense, provocando alagamentos e outros estragos em diferentes áreas da cidade.

The post Deslizamento em Manaus: laudo aponta ‘drenagem clandestina’, diz Defesa Civil appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.