Israel liberta 90 palestinos após troca de reféns com Hamas

Israel liberta 90 palestinos

Israel libertou 90 palestinos, principalmente mulheres e crianças, após o Hamas liberar três reféns israelenses. A troca faz parte do cessar-fogo na Faixa de Gaza, após 15 meses de intenso conflito.

A Autoridade Prisional de Israel informou que os palestinos detidos, considerados “terroristas”, foram libertados da prisão militar de Ofer, na Cisjordânia, e de um centro de detenção em Jerusalém, pouco depois da meia-noite.

Centenas de pessoas acompanharam os carros que transportavam os prisioneiros em Beitunia, rumo a Ramallah, agitando bandeiras palestinas e de movimentos como o Hamas.

Reféns de Israel

Horas antes, um líder do Hamas informou à Agence France-Presse (AFP) que três reféns israelenses haviam sido entregues ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha, em Gaza. O Exército de Israel, por sua vez, confirmou a chegada das reféns ao país.

As reféns são Emily Damari, de 28 anos, britânica-israelense; Doron Steinbrecher, de 31 anos, romena-israelense; e Romi Gonen, de 24 anos, israelense. Elas foram capturadas pelo Hamas durante o ataque de 7 de outubro de 2023.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou ao receber as três mulheres que elas “enfrentaram um inferno” durante os 471 dias de cativeiro.

Cessar-fogo

O cessar-fogo entrou em vigor no domingo, embora com atraso devido a complicações no terreno. Milhares de palestinos tentaram voltar para suas casas, mas a destruição generalizada dificultou o retorno.

O acordo de trégua, mediado por Catar, EUA e Egito, busca uma paz duradoura. Israel pode libertar mais de 30 reféns israelenses nas próximas semanas, enquanto 1.900 palestinos serão soltos. No entanto, Netanyahu alertou que Israel pode retomar a guerra, caso seja necessário para proteger seus interesses.

The post Israel liberta 90 palestinos após troca de reféns com Hamas appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.