Glossário da posse de Trump: o que significam os termos mais usados pelo novo presidente dos Estados Unidos


Republicano assume a presidência nesta segunda, 20 de janeiro de 2025. O evento acontece no Capitólio, em Washington, D.C, reunindo celebridades e aliados de Trump. Após uma vitória esmagadora nas eleições presidenciais, Donald Trump toma posse como presidente dos Estados Unidos nesta segunda (20).
O republicano retorna ao poder após uma eleição polarizada, marcada por um vocabulário singular e cheio de bordões que refletem sua estratégia de comunicação, fortemente influenciada pelas redes sociais.
AO VIVO: acompanhe a cobertura em tempo real da posse de Trump
São mensagens que não apenas sintetizam os posicionamentos ideológicos de Trump, como também se espalham rapidamente, avaliam especialistas ouvidos pela reportagem da BBC em agosto de 2024. Relembre:
“Essas palavras e expressões são muito importantes porque, em primeiro lugar, são fáceis de memorizar e espalhar”, avalia Lucas Leite, doutor em Relações Internacionais e professor da mesma disciplina na Fundação Armando Alvares Penteado (Faap).
Conheça abaixo algumas das siglas usadas por Trump e suas origens:
MAGA (Make America Great Again)
O lema da campanha de Donald Trump desde 2016, “MAGA”, é a sigla para “Make America Great Again” (em tradução livre, “Tornar a América Grande Novamente”).
Originalmente usado pelo ex-presidente Ronald Reagan, esse slogan tornou-se amplamente utilizado por republicanos e apoiadores de Donald Trump na campanha de 2016, e retornou como sigla em estampas de boné e camisetas, que se destacaram nos comícios do republicano em 2024.
Frequentemente repetida pelo republicano, a frase evoca a nostalgia de um passado dos Estados Unidos, que seria considerado mais próspero, com uma identidade nacional cristalizada, sem o impacto de discussões sobre temas como imigração ou justiça social.
América
Donald Trump chama frequentemente os EUA de “América”, se referindo ao país pelo seu último nome, Estados Unidos da América. Tanto que o nome tem sido criticado por alguns líderes, como pela presidente do México, Claudia Sheinbaum, que brincou que, dessa forma, teria que renomear o país que preside como “América Mexicana”.
Vale destacar que América também é o nome dado ao continente que engloba desde os EUA, México, Brasil, Chile e outros países.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
LEIA TAMBÉM
Conheça 5 curiosidades sobre a cerimônia de troca de presidentes nos EUA
Prestes a tomar posse, Trump conversa com Xi Jinping por telefone e afirma: ‘Foi muito bom para a China e os EUA’
YMCA: como hit do Village People virou um improvável hino para Trump
Posse de Donald Trump
Adicionar aos favoritos o Link permanente.