Lula define a prioridade do governo em 2025: ‘reconstrução, união e comida barata’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (20), que uma das prioridades do governo federal para 2025 é baratear o preço dos alimentos que chegam à mesa do trabalhador.

A declaração foi feita durante a primeira reunião ministerial do ano com os 38 ministros na Granja do Torto. A primeira parte da reunião foi aberta para a imprensa.

O objetivo do encontro era fazer o tradicional balanço da gestão e alinhar ações dos ministérios para 2025 e 2026.

O presidente destacou que o foco será colher os frutos da políticas públicas que começaram a ser implementadas após o desmonte do governo anterior.

E cobrou dos ministros um esforço cada vez maior para avançar nessas iniciativas sociais.

“Temos agora um tema muito importante, que é a reconstrução, a união e comida barata na mesa do trabalhador. É uma tarefa nossa garantir que o alimento chegue na mesa do povo trabalhador, da dona da casa e do povo brasileiro em condições compatíveis com o salário que ganha”, disse o presidente durante a fala de abertura da reunião.

Portaria

Em discurso, o presidente ainda reiterou o compromisso do governo com a manutenção da democracia e pediu que os ministros fiquem atentos para evitar dar palco a opositores.

Lula fez uma indireta ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao lembrar da portaria da Receita Federal que instituía um monitoramento das operações do Pix.

“Daqui para frente, nenhum ministro vai poder fazer portaria que depois crie confusão, sem que essa portaria passe pela Presidência da República, por meio da Casa Civil”, pontuou.

Segundo o presidente, as eleições de 2026 já começaram para seus adversários. Lula ainda afirmou que a missão dele é a de não permitir que o país “volte ao horror do que foi o mandato do antecessor”.

“Não queremos entregar esse país de volta ao neofascismo, ao neonazismo, ao autoritarismo. E precisamos dizer em alto e bom som: queremos eleger um governo para continuar o processo democrático nesse país ”, completou.

Caso Pix

A portaria foi suspensa devido à onda de desinformação nas redes sociais e a pressão de opositores do governo.

Após a atualização da normativa, que entrou em vigor no início de janeiro, começaram a circular publicações falando que as transações via Pix seriam cobradas.

O deputado Nikolas Ferreira também teve um papel importante na revisão da norma. Ele compartilhou nas redes sociais um vídeo – que se tornou viral – criticando a portaria do governo.

A mudança nas regras determinava que o Fisco iria acompanhar as contas que movimentam mais de R$ 5 mil por mês, no caso de Pessoa Física, e R$ 15 mil no caso de Pessoa Jurídica.

O objetivo da Receita Federal com a mudança era evitar inconsistências que poderiam fazer contribuintes caírem na malha fina injustamente, além de melhorar a identificação de movimentações ligadas a crimes financeiros.

*Com informações da Agência Brasil

The post Lula define a prioridade do governo em 2025: ‘reconstrução, união e comida barata’ appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.