O que fazer em Rio Branco? Veja 7 locais para visitar na capital acreana

O Acre, localizado no coração da Amazônia, é um destino que combina exuberância natural, história rica e experiências únicas para visitantes de todos os perfis.

Com opções que variam entre passeios culturais, aventuras ao ar livre e contato direto com a biodiversidade amazônica, o estado encanta turistas em busca de lazer e conexão com a natureza.

A Destino Acre, agência especializada em turismo receptivo, se destaca como uma referência para aqueles que desejam explorar o estado de maneira consciente e genuína. A empresa, fundava em 2011, oferece os passeios mais procurados em Rio Branco; confira:

Principais passeios em Rio Branco

1. Tour pela parte histórica de Rio Branco

O City Tour Histórico é ideal para quem deseja explorar as raízes culturais e a história da capital acreana. Guias especializados conduzem o passeio pelo centro histórico, visitando marcos como praças, igrejas, mercados públicos e espaços de memória. A atividade é uma imersão na identidade cultural e nas tradições que moldaram a região.

Calçadão da Gameleira, Rio Branco (ACR). – Foto: Marco Vicentti/MTur

2. Passeio pelos parques urbanos

O City Tour Ambiental destaca os principais parques de Rio Branco. O roteiro inclui o campus da Universidade Federal do Acre (UFAC), com paradas em locais como o Lago do Amor e o Laboratório de Paleontologia, além do Parque Chico Mendes e do Horto Florestal. Para encerrar o passeio, os visitantes podem degustar chocolates artesanais da Amazônia, produzidos com cacau selvagem.

Serão disponibilizados 30 bolsas de auxilio emergencial - Foto: Ascom/UFAC
Ufac- Foto: Ascom/UFAC

3. Trilha Fênix + banho refrescante

A apenas 6 km do centro de Rio Branco, a Trilha Fênix oferece uma escapada tranquila em meio à natureza. Localizada na Estrada do Quixadá, a trilha termina em um açude de águas cristalinas, perfeito para um banho revigorante. É uma ótima opção para relaxar e se refrescar no calor amazônico.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Destino Acre (@destinoacre)

4. Caiaque e trilha no lago do Amapá

Na Área de Proteção Ambiental (APA) Lago do Amapá, visitantes podem combinar uma remada leve com uma caminhada pela floresta amazônica. O trajeto inclui uma trilha ao redor do lago, onde é possível observar espécies nativas de árvores e plantas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Destino Acre (@destinoacre)

5. Passeio de barco no Rio Acre

O passeio de barco no Rio Acre é uma experiência contemplativa que parte do restaurante flutuante Anexo Malveira. Além de admirar as paisagens ribeirinhas, os visitantes podem combinar o passeio com um almoço ou happy hour no restaurante, tornando o momento ainda mais especial.

Rio Acre. – Foto: Jardy Lopes/Arquivo pessoal

6. Área de proteção ambiental Igarapé São Francisco

Na APA Igarapé São Francisco, o passeio é conduzido por líderes comunitários que apresentam a trilha Txaná, com cerca de 1 km de extensão. Durante a visita, os anfitriões compartilham histórias da área protegida e expõem produtos locais, como mel e artesanato, oferecendo uma visão autêntica da vida na região.

7. Geoglifos do Acre: uma viagem arqueológica

Os fascinantes geoglifos do Acre, localizados nos sítios Jacó Sá e Severino Calazans, são formações geométricas esculpidas no solo, datadas de milhares de anos.

Durante a visita, é possível caminhar entre essas estruturas misteriosas e aprender mais sobre sua origem e significado histórico.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Ana Cristina Moraes (@ana.cris_moraes)

Melhor época para conhecer Rio Branco

Rio Branco possui um clima típico da região equatorial/amazônica, com um período de chuvas que vai de outubro a abril, sendo janeiro e fevereiro os meses de maior precipitação.

Já o período de estiagem ocorre de maio a setembro, com junho e julho apresentando os menores índices de chuva, tornando essa a melhor fase para uma visita.

Apesar disso, as altas temperaturas são constantes durante todo o ano em Rio Branco. O ambiente é muito úmido, e os termômetros frequentemente superam os 40°C. A média de temperatura é de 30°C, mas em dias mais frescos, pode chegar até 20°C.

Atenção! Rio Branco está duas horas atrás do horário de Brasília. Ajuste seu relógio ao chegar na cidade e não perca nada.

The post O que fazer em Rio Branco? Veja 7 locais para visitar na capital acreana appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.