BID trabalha em plataforma para facilitar empréstimos para ISPs

BID trabalho no desenvolvimento de plataforma para facilitar empréstimos para ISP
BID trabalho no desenvolvimento de plataforma para facilitar empréstimos para ISPs (crédito: Freepik)

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) está trabalhando em uma plataforma que visa a facilitar a obtenção de crédito por provedores de serviços de internet (ISPs) brasileiros junto a instituições financeiras privadas. A iniciativa tem o apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e do governo federal.

O projeto tem o objetivo de criar um banco de dados com informações operacionais, financeiras e contábeis dos prestadores de banda larga. Uma queixa do setor, sobretudo das Pequenas e Médias Empresas (PMEs), é a dificuldade para contrair empréstimos e acessar linhas de financiamento a juros mais baixos. Na prática, é como se os ISPs fossem desconhecidos pelos bancos.

“A intenção é fechar o gap [lacuna] de informação. E são vocês mesmos [provedores] que vão providenciar as informações ao sistema”, afirmou Luis Guillermo Alarcon Lopez, especialista em telecom do BID, durante o Encontro Nacional Abrint 2024, nesta quinta-feira, 13.

O futuro sistema deve se chamar Siscred-ISP. De acordo com o representante do BID, a plataforma funcionará com base em análise de dados. A expectativa é de que o sistema reduza a assimetria de informação entre os bancos e os ISPs, permitindo, assim, operações financeiras mais vantajosas para os provedores.

Lopez ressaltou que a plataforma deve ser abastecida com dados da Anatel e do governo, no sentido de funcionar como uma espécie de política pública de financiamento. O BID também está desenvolvendo um sistema para avaliar a real dimensão do setor de conectividade do País, identificando as localidades que são atendidas pelos provedores.

“A estratégia para mudar essa situação é trabalhar com bancos de desenvolvimento e criar mecanismos de garantias para esse setor, alavancando o Fust e atraindo o capital privado. Será uma base de dados mais atualizada”, disse o representante do BID.

O vice-líder do conselho de Administração da Abrint, Janyel Leite, aproveitou o anúncio do BID para lembrar os ISPs de que precisam administrar os dados de suas empresas. “Para conseguir financiamento, cuidem bem dos dados contábeis e da gestão. É uma política pública de longo prazo que está sendo construída – e esse instrumento pode nos ajudar a dar um passo importante”, asseverou.

O post BID trabalha em plataforma para facilitar empréstimos para ISPs apareceu primeiro em TeleSíntese.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.