Quatro mulheres israelenses serão libertadas no sábado

Primeiras reféns libertadas pelo Hamas após o cessar-fogo com IsraelAFP

Quatro mulheres israelenses, mantidas em cativeiro por 15 meses na Faixa de Gaza, serão libertadas no sábado em uma troca com prisioneiras palestinos em decorrência do acordo de cessar-fogo com Israel, anunciou um membro do alto escalão do Hamas.

Taher al-Nunu informou à AFP que o movimento islamista libertaria “quatro mulheres israelenses” em “troca de um segundo grupo de prisioneiros palestinos”, após uma primeira troca no fim de semana passado.

Reféns libertadas

As três israelenses libertadas pelo Hamas no primeiro dia de um cessar-fogo voltaram para seu país no último domingo (19). O exército de Israel confirmou que Emily Damari, de 28 anos, Romi Gonen, de 24, e Doron Steinbrecher, de 31, já cruzaram a fronteira para o território israelense.

“É um momento muito emocionante”, disse à televisão o porta-voz do exército, Daniel Hagari.

Volta para casa

Mais de um ano de conflito havia obrigado grande parte dos 2,4 milhões de moradores do território a se deslocar. Após a trégua, anunciada na quarta-feira (15), milhares de palestinos que haviam fugido de Gaza durante a guerra pegaram a estrada de volta na esperança de voltar para casa.

Devastado pelos bombardeios israelenses, o território governado pelo Hamas ainda pode sofrer mais ataques. No sábado (18), o Primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que a trégua é provisória e que Israel se reservava o direito de retomar a guerra.

Por sua vez, o Hamas afirmou que o cessar-fogo depende de que Israel “cumpra seus compromissos”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.