
Com a chegada da temporada de cheia na Amazônia, principalmente após um período de seca severa, a subida dos níveis dos rios ganha destaque.
O 3º Boletim de Monitoramento Hidrológico do Serviço Geológico do Brasil (SGB), divulgado nesta terça-feira (21), revelou que o Rio Negro, em Manaus, continua em fase de enchente, registrando 21,45 metros.
Além disso, está apresentando uma elevação média de 11 cm por dia.
Apesar do aumento, o nível permanece dentro da faixa de normalidade para o período.
Bacia do Rio Negro
Na porção alta da bacia, em São Gabriel da Cachoeira e Tapuruquara (Santa Isabel do Rio Negro), as chuvas abaixo do esperado na última semana reduziram os níveis, que ainda permanecem acima do padrão para a época.

Já em Barcelos, na parte média da bacia, os níveis também seguem na faixa superior da normalidade.
Rio Amazonas e Solimões
As estações monitoradas no Rio Amazonas indicam um retorno à normalidade, após meses com cotas abaixo do esperado.

Elevações médias diárias foram registradas em Itacoatiara (11 cm), Parintins (10 cm), Óbidos (6 cm) e Santarém (5 cm).
No Rio Solimões, o comportamento foi variável: enquanto Tabatinga apresentou redução nos níveis, Fonte Boa manteve estabilidade.
Já em Itapéua (Coari) e Manacapuru, o rio segue subindo, mas com menor intensidade, mantendo níveis normais em toda a calha monitorada.
Rio Madeira e outros rios
O Rio Madeira continua em enchente, mas com elevações menores: 20 cm em Porto Velho e 18 cm em Humaitá.

Por outro lado, o Rio Branco, em Roraima, apresenta descida moderada, com recessões de 4 cm em Boa Vista e 6 cm em Caracaraí, dentro do esperado em Caracaraí, mas considerado baixo em Boa Vista.
Já o Rio Acre, na Bacia do Rio Purus, apresentou níveis inferiores ao esperado, com uma forte descida na última semana, mesmo em período de enchente.
Análise geral
A cada ano em que uma forte seca atinge a região, o aumento nos níveis dos rios da Amazônia gera expectativa em diversas comunidades ribeirinhas, que dependem diretamente das variações das águas para sua sobrevivência.
No entanto, as últimas medições apontam a estabilidade nos níveis dos rios Amazonas, Solimões, Madeira e Negro.
De acordo com André Martinelli, gerente de Hidrologia e Gestão Territorial em Manaus, os níveis hidrológicos observados estão alinhados às séries históricas, com variações pontuais.
Os dados atualizados das estações de monitoramento do Sistema de Alerta da Bacia do Rio Amazonas estão disponíveis para consulta pública.
*Com informações da assessoria
The post Rios Amazonas, Solimões, Madeira e Negro apresentam níveis normais após seca severa appeared first on Portal Norte.