EXCLUSIVO – Prefeita de Marituba sob fogo amigo no MDB e vice pode ser cassada

No próximo dia 30 termina o prazo de vista da ministra Isabel Galotti, de 30 dias renováveis por igual período, logo na retomada dos trabalhos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em fevereiro. O processo pede a cassação do diploma da prefeita de Marituba, Patrícia Alencar e sua vice Bárbara Bessa, ambas filiadas ao MDB.
O voto do relator Antônio Carlos Ferreira é pela cassação do diploma da vice e manutenção do mandato da prefeita.

Fontes internas do partido afirmam para a equipe de reportagem do Portal Ver-o-Fato que deputados e deputadas federais da bancada do MDB se mobilizam em Brasília (DF) para que prevaleça a decisão do relator.

Esse cenário agrada a bancada emedebista, que teria fora do páreo uma forte concorrente à Câmara Federal nas eleições de 2026, pois sem a vice, para concorrer a outro cargo eletivo, Patrícia teria que transmitir o comando do município ao sucessor legal, o presidente da Câmara de Marituba, Raimundo Carneiro (MDB), que não é de sua extrema confiança.

Vale ressaltar que a bancada do MDB atualmente é formada por nove dos 17 deputados federais do Pará, sendo eles: Alessandra Haber, Andréia Siqueira, Antônio Doido, Elcione Barbalho, Henderson Pinto, José Priante, Keniston Braga, Olival Marques e Renilce Nicodemos.

Aliás, a dimensão do público de Patrícia se verifica nos mais de 870 mil seguidores em suas principais redes sociais, enquanto os atuais parlamentares federais, não ultrapassam a marca de 131 mil seguidores.

No pior cenário, se o TSE concluir pela cassação da chapa, imediatamente será realizada eleição suplementar no município.

Relembre o caso

A vice-prefeita Bárbara Bessa é acusada de ausência de desincompatibilização, já que exercia o cargo de secretária municipal de educação e continuou praticando atos típicos de secretária até 08 de junho, quando pela legislação eleitoral deveria ter se afastado do cargo até o dia 05 daquele mês.

Nas redes sociais foram divulgadas imagens que segundo a ação de impugnação, deixam claro que Bárbara ainda exercia o cargo de secretária. As fotos foram incluídas na solicitação de impugnação da chapa.

The post EXCLUSIVO – Prefeita de Marituba sob fogo amigo no MDB e vice pode ser cassada appeared first on Ver-o-Fato.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.