Operação Mercado B: PF mira esquema milionário de ouro ilegal na Amazônia

Operação Mercado B PF mira esquema milionário

A Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (22), a Operação Mercado B, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida na captação, transporte e comercialização de ouro de origem ilegal na Amazônia Legal. A ação ocorre nos estados do Pará, Roraima e Rondônia.

Ao todo, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e 7 mandados de prisão, todos expedidos pela Justiça Federal do Pará.

Esquema criminoso

As investigações apontam que, entre novembro de 2023 e fevereiro de 2024, o grupo criminoso transportou ilegalmente cerca de 34 kg de ouro, cujo valor é estimado em aproximadamente R$ 18 milhões.

Segundo a Polícia Federal, o ouro, que possui cotação em bolsas de valores, era negociado pela organização criminosa a preços abaixo dos praticados no mercado formal, criando assim um mercado paralelo, denominado ‘mercado B’.

Próximos passos da Operação Mercado B

A Policia Federal continua as investigações para identificar outros possíveis envolvidos no esquema e reforça a importância do combate ao garimpo ilegal, que causa impactos socioambientais e econômicos à região amazônica.

Loja de celulares em Manaus é alvo de operação da Polícia Federal

A Polícia Federal, em parceria com a Receita Federal, realizou na manhã desta quinta-feira (28) uma operação em uma loja de celulares na Avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus.

A ação faz parte da Operação Hidden Circuit, que investiga crimes como descaminho, organização criminosa, evasão de divisas, incitação ao crime e lavagem de dinheiro.

Os agentes federais cumpriram mandados de busca e apreensão no local, a fim de recolher documentos, aparelhos eletrônicos e outros materiais para auxiliar na apuração. A presença de viaturas e agentes chamou a atenção de moradores e comerciantes da região.

The post Operação Mercado B: PF mira esquema milionário de ouro ilegal na Amazônia appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.