Palmas é a primeira cidade do Estado a entrar no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial

Palmas é a primeira cidade do Tocantins a entrar no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), o termo de adesão foi assinado na última terça-feira (21).

O evento contou com a participação do prefeito da Capital, Eduardo Siqueira Campos, do secretário extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo de Azevedo, e lideranças do movimento negro, entre outras autoridades.

O que é o Sinapir?

Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) foi criado pela Lei nº 12.288/2010 e pretende promover políticas públicas para superar o racismo e construir uma sociedade mais justa e igualitária.

A assinatura do termo na última terça confirma a participação de Palmas, a primeira cidade do Tocantins, no Sinapir. Dessa forma, o município passa a integrar uma rede nacional de articulação política com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos federais.

Isso vai possibilitar o acesso da capital a recursos, capacitação e projetos direcionados à promoção da igualdade racial.

O prefeito de Palmas, Eduardo Siqueira, comentou que a assinatura do termo é um passo importante para a capital.

Neste dia em que celebramos o combate à intolerância religiosa, assinamos a adesão de Palmas ao Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial. Esse foi um passo importante que abre as portas para verbas federais. Uma reunião emocionante, de muita representatividade. É um marco para políticas públicas em prol de uma cidade cada vez mais justa

Eduardo Siqueira, prefeito de Palmas

Benefícios da adesão ao Sinapir

A adesão ao sistema garante à capital diversos benefícios e auxílios, como:

  • Acesso preferencial a recursos federais, capacitação e projetos voltados para a promoção da igualdade racial.
  • Participação ativa em articulações políticas com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos federais.
  • Institucionalização de ações antirracistas, alinhadas às políticas públicas de promoção da igualdade racial.
  • Integração com diversas esferas de governo, ampliando ações de promoção da igualdade racial nas áreas de saúde, educação, cultura, assistência social, entre outras.

O secretário extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos, José Eduardo de Azevedo, comentou que esse é um momento histórico para a capital.

Este é um momento histórico para Palmas e para o Tocantins. Agradeço profundamente a todos os que vieram antes de nós e que, com sua luta, tornaram possível conquistas como essa. Agradeço ao Conselho Municipal de Igualdade Racial, em nome de todos os seus membros, e ao nosso diretor Nélio Lopes, que na gestão passada construiu os trâmites burocráticos que hoje se concretizam. Não poderia deixar de agradecer também ao Movimento Negro da nossa cidade, que com sua resistência tem sido fundamental para fortalecer as políticas públicas raciais e ao Coletivo Somos, que tem sido nossa base no Parlamento para a construção dessas política. E, especialmente, agradeço o prefeito Eduardo Siqueira Campos, que com seu apoio e sensibilidade com a causa, tem sido um forte apoiador e aliado nessa luta

José Eduardo de Azevedo, secretário extraordinário de Igualdade Racial e Direitos Humanos

Mais informações podem ser encontradas através deste link.

The post Palmas é a primeira cidade do Estado a entrar no Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.