Brasil e Venezuela: fronteira em Pacaraima (RR) deve reabrir na quinta (23)

Fronteira entre Venezuela e Brasil fecha pela segunda vez no mês.

O governo da Venezuela fechou temporariamente a fronteira com o Brasil, localizada em Pacaraima (RR), nesta quarta-feira (22) devido ao início dos exercícios militares “Escudo Bolivariano”. Este é o segundo fechamento em menos de um mês.

Em resposta ao Portal Norte, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) afirmou que a restrição aconteceu de forma unilateral por decisão das autoridades venezuelanas. O fechamento seria uma medida de segurança durante os exercícios militares rotineiros no país.

Além disso, a expectativa do Itamaraty é que a reabertura ocorra na próxima quinta-feira (23).

Fronteira de Brasil e Venezuela fecha devido a eleições

A fronteira entre os países foi fechada na sexta-feira (10) devido às eleições na Venezuela. Após três dias, as autoridades venezuelanas abriram a passagem.

Durante o bloqueio na fronteira, apenas pedestres puderam atravessar. Assim, a situação gerou críticas do senador Dr. Hiran (Progressistas-RR), que cobrou uma resposta do Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

O presidente Nicolás Maduro enfrenta pressões da oposição interna e da comunidade internacional, sob críticas ao regime chavista que governa a Venezuela há 26 anos. Seu atual mandato está previsto para durar até 10 de janeiro de 2031.

Enquanto isso, o governo brasileiro condenou os recentes episódios de prisões, ameaças e perseguições contra opositores políticos na Venezuela, mas também reconheceu avanços positivos. Entre as medidas destacadas estão a libertação de 1,5 mil detidos e a reabertura do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU em Caracas, vistas como “gestos de distensão” pelo regime de Maduro.

The post Brasil e Venezuela: fronteira em Pacaraima (RR) deve reabrir na quinta (23) appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.