Defesa do Consumidor: multas em 2024 ultrapassaram R$ 70 mi; saiba como fazer uma reclamação

Código de Defesa do Consumidor.

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) divulgou, nesta quarta-feira (22), que aplicou multas que ultrapassaram R$ 70 milhões em 2024.

Do total, R$ 45 milhões foram destinados a punir infrações ao Código de Defesa do Consumidor (CDC). Já a Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed) impôs sanções que somaram R$ 25 milhões.

Porém, a Senacon não se limitou às multas. O órgão enviou 500 notificações e concluiu 644 processos administrativos. Além disso, analisou 280 projetos de lei relacionados às relações de consumo.

A Escola Nacional de Defesa do Consumidor (ENDC) lançou seis novos cursos gratuitos. Certificados pela Universidade de Brasília, os cursos abordaram temas como educação financeira e direitos das mulheres nas relações de consumo.

A iniciativa foi um sucesso. A plataforma da ENDC registrou 30,5 mil matrículas em seus 31 cursos à distância. Também ofereceu quatro capacitações presenciais sobre o ProConsumidor.

Código de Defesa do Consumidor

O Código de Defesa do Consumidor completa 35 anos em 2025. Manuela Paiano, advogada especialista em direito do consumidor, alerta:

“Muita gente sabe da existência do Código, mas a consulta a ele é muito rara. É preciso que as pessoas entendam mais sobre o conteúdo, para se prevenir.”

Paiano enfatiza: “A informação é um dos principais direitos do consumidor, não só sobre o produto, mas da lei em si”.

As ações da Senacon em 2024 reforçam o compromisso governamental com a proteção do consumidor. Com multas expressivas e iniciativas educacionais, o órgão busca criar um ambiente de consumo mais justo e consciente para todos os brasileiros.

Como registrar uma reclamação?

Para fazer uma reclamação nos órgãos de defesa do consumidor, você tem várias opções disponíveis:

Plataforma Consumidor.gov.br

  1. Acesse o site www.consumidor.gov.br
  2. Faça login com sua conta gov.br (nível prata ou ouro)
  3. Verifique se a empresa está cadastrada na plataforma
  4. Registre sua reclamação detalhadamente
  5. A empresa terá até 10 dias para responder
  6. Você terá 20 dias para avaliar a resposta e classificar se o problema foi resolvido

Procons Estaduais e Municipais

  1. Localize o Procon mais próximo de você
  2. Prepare os documentos necessários:
  3. Documento de identificação com foto
    • Comprovante de residência
    • Comprovantes da relação de consumo (notas fiscais, contratos, etc.)
    • Documentos que comprovem o problema relatado
  4. Registre sua reclamação:
    • Presencialmente em uma unidade do Procon
    • Pelo site do Procon do seu estado (quando disponível)
    • Por telefone (em alguns estados através do número 151)

Outros Órgãos de Defesa do Consumidor

  • Delegacias do Consumidor: para apurar crimes contra as relações de consumos as partes
  • Ministério Público: para questões que envolvam interesses coletivos
  • Defensoria Pública: para consumidores de baixa renda

The post Defesa do Consumidor: multas em 2024 ultrapassaram R$ 70 mi; saiba como fazer uma reclamação appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.