DESCOBERTA: barco do século XIX é encontrado durante obras para a COP30 em Belém

Faltando menos de um ano para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30), Belém se prepara para receber visitantes de todo o mundo.

Durante as obras no Parque Linear da Doca, uma descoberta histórica surpreendeu a cidade: um barco do século XIX foi encontrado submerso em um dos canais da capital paraense.

Barco encontrado durante obras para COP30

De acordo com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a descoberta do barco é inédita na região, que está passando pellas obras para receber a COP30.

As primeiras evidências da embarcação foram encontradas em agosto de 2024, durante as escavações do canal da Doca. Até o momento, foram identificadas a proa e a parte mesial (meio) da estrutura metálica.

A empresa responsável pela obra, com o acompanhamento de arqueólogos e restauradores, gradualmente removeu a embarcação, que tem estimados 22 metros de comprimento, 7 metros de largura e 2,25 metros de profundidade, do local.

Barco obras COP30
Imagem criada por Inteligência Artificial de como seria a embarcação do século XIX descoberta nas obras para a COP 30 – Foto: O Liberal

O processo enfrentou atrasos devido às intensas chuvas registradas em Belém entre dezembro e janeiro.

No dia 13 de janeiro, a equipe responsável retirou a proa do barco do canal.

Conforme a Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop) do Pará, a restauração de dois terços da embarcação já começou e o trabalho deve durar cerca de cinco meses.

Um pedaço da história amazônica

A equipe de escavação encontrou a carcaça metálica no canal da Doca, onde antes corria o Igarapé das Almas, ou das Armas.

Até meados do século XX, o igarapé era um importante ponto de circulação de mercadorias e encontros na cidade, mas acabou sendo aterrado e pavimentado.

Especialistas acreditam que a descoberta pode oferecer novos elementos sobre o passado da navegação na Amazônia. Além disso, destaca a relevância histórica e econômica do igarapé para a Belém do século XIX.

Destino da embarcação

Após a restauração, o Memorial Amazônico da Navegação, localizado no Mangal das Garças, em Belém, exibirá os vestígios do barco.

A iniciativa visa valorizar o patrimônio cultural e conectar o público às raízes históricas da região.

A descoberta é mais um capítulo marcante no processo de transformação da cidade para a COP30.

Isso mostra não apenas a importância do evento climático, mas também a riqueza histórica que Belém preserva em seus espaços.

The post DESCOBERTA: barco do século XIX é encontrado durante obras para a COP30 em Belém appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.