‘Respira Acre’: Amazônia ganha destaque no cenário da moda e design no Inspiramais

O projeto “Respira Acre”, que destaca a riqueza cultural e natural da Amazônia, foi o grande protagonista da 31ª edição do Inspiramais, maior evento de moda e design da América Latina, realizado em Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

A iniciativa, que começou há cerca de um ano e meio, mostrou ao Brasil e ao mundo o potencial sustentável da região, promovendo bioprodutos e artesanato com foco em práticas extrativistas.

Acre no Inspiramais, que acontece no Rio Grande do Sul. – Foto: Divulgação

Como nasceu o “Respira Acre”?

A ideia surgiu de uma conversa entre Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, e a Associação Brasileira das Indústrias Têxteis e de Confecção (Assintecal).

Viana propôs a utilização de biocomponentes da Amazônia como recurso inovador para a indústria brasileira. Esse diálogo deu início à “Missão Acre”, que explorou cidades como Cruzeiro do Sul, Sena Madureira, Xapuri, Brasiléia e Rio Branco em busca de matérias-primas e talentos locais.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Jorge Viana (@jorgevianaacre)

“Este projeto está profundamente alinhado ao espírito do Inspiramais, que busca promover a sustentabilidade, a inovação e a valorização da cultura local. A Amazônia, com sua biodiversidade única, tem muito a oferecer ao mundo. Apostar na bioeconomia é preservar o meio ambiente e criar uma economia que beneficie todos os povos da floresta”, afirmou Jorge Viana em discurso no evento.

Resultados da “Missão Acre”

A imersão revelou 18 bioprodutos com grande potencial para os mercados nacional e internacional. Entre os destaques, estão biomateriais, artesanato exclusivo e iniciativas sustentáveis desenvolvidas por comunidades amazônicas.

No Inspiramais, 11 artesãos acreanos apresentaram seus trabalhos. Entre eles, Marqueson Pereira, pioneiro da marchetaria no estado, chamou atenção por transformar sua arte em fonte de renda sustentável para mais de 40 famílias no interior do Acre.

Marqueson também foi uma das figuras centrais do documentário que registrou a trajetória do projeto.

“Estar aqui para mim é uma grande conquista. Ao longo desse tempo, conquistamos credibilidade e confiança, o que nos permitiu chegar até aqui com excelentes resultados. Hoje, a exposição tem um enfoque ainda maior no Acre. A ApexBrasil e a Assintecal fizeram um trabalho incrível, trazendo o Acre para o centro das atenções, literalmente, colocando-o sob o braço e apresentando-o a todos aqui no Rio Grande do Sul. São dois extremos, e para nós é gratificante contar com pessoas que confiam no nosso trabalho e acreditam no nosso potencial, como o presidente da ApexBrasil, Jorge Viana, e a equipe da Assintecal e CICB”, afirmou Marqueson Pereira.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Assintecal (@assintecal)

A relevância da “Missão Acre” resultou na produção de um documentário que narra a jornada das equipes na região. Além disso, um livro foi lançado para eternizar a beleza da culinária, fauna, flora e artesanato locais, celebrando a riqueza cultural do Acre e da Amazônia.

O “Respira Acre” posiciona a Amazônia no cenário internacional como exemplo de sustentabilidade e inovação no design. O projeto não apenas valoriza a biodiversidade, mas também impulsiona comunidades locais e inspira novas possibilidades para a indústria.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por INSPIRAMAIS (@inspiramaisoficial)

The post ‘Respira Acre’: Amazônia ganha destaque no cenário da moda e design no Inspiramais appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.