Culinária de Roraima: confira lista com 5 pratos que tem forte influência indígena

Conheça 5 pratos típicos da culinária de Roraima.

A culinária de Roraima é uma fusão de sabores indígenas, amazônicos e venezuelanos, com pratos típicos que refletem essa diversidade.

Esses pratos não só destacam os ingredientes da natureza local, mas também celebram a história e os costumes dos povos indígenas, que influenciam profundamente a gastronomia roraimense.

Conheça cinco pratos da culinária de Roraima com forte influência indígena

1. Damurida

A damurida é um prato tradicional de Roraima, originário das serras e do lavrado, com forte presença nas etnias indígenas, como os Macuxi.

É um caldo apimentado, preparado com tucupi negro, carne (bovina, de peixe ou caça), pimentas variadas como malagueta e murupi, e temperado com folhas de pimenteiras.

Cozida em panela de barro, é servida com beiju seco de mandioca, refletindo as tradições e sabores da cultura local.

Damurida, prato tradicional de Roraima. – Foto: Divulgação.

2. Caxiri

O caxiri é uma bebida tradicional e milenar da cultura dos povos Macuxi em Roraima, feita à base de mandioca.

Trata-se de uma bebida fermentada, produzida manualmente, que tem sido consumida principalmente pelas comunidades indígenas.

Caxiri, bebida tradicional indígena. – Foto: Divulgação.

3. Tucupi negro

O tucupi negro é uma versão mais concentrada e intensa do tucupi amarelo, obtida através de um cozimento prolongado para realçar o sabor típico da Amazônia.

Muito utilizado pelos povos indígenas de Roraima, o tucupi negro é destaque em receitas tradicionais, como a damurida.

Tucupi amarelo, o “ouro da Amazônia”. – Foto: Divulgação

4. Mujica de peixe

A mujica roraimense é um prato tradicional que utiliza peixe assado e desfiado como base. Ele é preparado com ingredientes como tomate, cebola, alho, pimenta, limão, sal e azeite, que dão sabor ao prato.

A mujica tem origem nas comunidades indígenas, que, dependendo dos recursos disponíveis, adaptavam o prato com diferentes tipos de peixe.

A palavra “mujica” significa “o que vem do rio com mandioca”, refletindo a relação com a natureza e os ingredientes típicos da região.

Mujica de peixe. – Foto: Redes sociais/ Youtube

5. Beiju

O beiju é um alimento tradicional de Roraima, feito à base de mandioca ou macaxeira.

Na alimentação, os indígenas de Roraima consomem-no diariamente e geralmente o servem com pratos típicos como a damurida e a farinha.

beijú indígena. – Foto: Redes sociais.

The post Culinária de Roraima: confira lista com 5 pratos que tem forte influência indígena appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.