‘Urso’ é preso em Manaus suspeito de ser líder de facção e por autorizar morte de policiais no Pará

Líder de facção preso em Manaus

Antônio Carlos de Oliveira Rodrigues Filho, conhecido como “Urso”, foi preso na quarta-feira (22) em Manaus, suspeito de ser líder de uma facção criminosa no Pará.

Além disso, ‘Urso’ é suspeito de ser autor de seis homicídios e de autorizar execução de polícias.

A prisão é resultado de uma operação integrada entre as Polícias Civil do Amazonas (PC-AM) e do Pará (PCPA), com o apoio do Departamento de Inteligência de Polícia Judiciária (DIPJ/PC-AM).

Operação

A ação se iniciou há cerca de três semanas, quando a polícia do Pará repassou informações ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP) do Amazonas, indicando que Antônio Carlos estaria em Manaus.

A partir dessa colaboração, as investigações avançaram e levaram à prisão do suspeito.

Líder de facção preso em Manaus

De acordo com o delegado Cícero Tulio, titular do 1º DIP, “Urso” tinha uma posição de destaque no conselho de uma facção criminosa sediada no Pará.

Ele era responsável por autorizar e planejar execuções de agentes de segurança pública – Foto: Reprodução

Além disso, ele mantinha vínculos com narcotraficantes associados à mesma facção no Amazonas, incluindo o criminoso Bredon, preso recentemente e considerado um dos líderes da região Sul de Manaus.

“Não descartamos a possibilidade de ele ter integrado algum grupo de criminosos com o intuito de ordenar a execução de alguma pessoa aqui em Manaus. Isso tudo é objeto de investigação, e agora vamos aprofundar ainda mais as apurações para coletar mais informações”, afirmou o delegado.

Líder de facção e outros ‘cargos’

“Urso” era um nome de peso no mundo do crime, ocupando uma cadeira no conselho permanente de uma facção criminosa que atua no Norte do país, com fortes vínculos no Amazonas.

Ele era responsável por autorizar e planejar execuções de agentes de segurança pública, como policiais militares e civis, além de outros servidores da Secretaria de Segurança Pública do Pará.

Figura conhecida pelos órgãos de segurança, ele era considerado o principal suspeito de liderar essas execuções e, após ser descoberto, fugiu para o Amazonas, onde estava escondido há cerca de um ano.

Agora, as autoridades seguem investigando possíveis conexões de “Urso” com outros grupos criminosos na capital amazonense.

The post ‘Urso’ é preso em Manaus suspeito de ser líder de facção e por autorizar morte de policiais no Pará appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.