‘Conclave’: onde assistir? Conheça filme polêmico indicado ao Oscar e descrito como ‘anticatólico’

Saiba onde assistir "Conclave" - Foto: Reprodução X

Sucesso no Globo de Ouro, onde conquistou o prêmio de Melhor Roteiro em Filme, “Conclave” se destacou como um dos favoritos ao Oscar 2025, além de despertar a curiosidade do público para saber onde assistir diante de algumas polêmicas.

Dirigido por Edward Berger, o longa recebeu oito indicações:

  • Melhor Filme
  • Melhor Ator
  • Melhor Atriz Coadjuvante
  • Melhor Roteiro Adaptado
  • Melhor Design de Produção
  • Melhor Figurino
  • Melhor Montagem
  • Melhor Trilha Sonora

Na categoria Melhor Filme, “Conclave” disputa o Oscar ao lado de:

  • Anora
  • O Brutalista
  • Um Completo Desconhecido
  • Duna: Parte II
  • Emilia Pérez
  • Ainda Estou Aqui
  • A Substância
  • Wicked

Sinopse

Baseado no livro de Robert Harris, “Conclave” explora os bastidores do Vaticano após a morte de um Papa.

A trama segue Thomas Lawrence, cardeal-decano que precisa conduzir o conclave que elegerá o novo pontífice.

Quatro principais candidatos, com diferentes visões políticas e nacionalidades, protagonizam uma competição silenciosa e repleta de tensão.

Porém, uma revelação alarmante envolvendo um dos candidatos chega ao conhecimento de Lawrence, colocando o cardeal diante de um dilema moral que pode desencadear um escândalo sem precedentes.

‘O filme anticatólico mais nojento que já vi’: entenda a polêmica

Alerta de spoiler! Apesar do sucesso, o filme tem gerado controvérsias, especialmente em razão de uma cena impactante que revela que um dos personagens principais é transexual. Portanto, esse elemento da narrativa provocou críticas de figuras conservadoras.

Megyn Kelly, apresentadora do “The Megyn Kelly Show”, chamou o filme de “o mais anticatólico” que já viu.

Ela também descreveu os personagens como “moralmente corruptos e repulsivos”, com exceção do escolhido para ser o novo Papa.

Além disso, o Bispo Robert Barron, do ministério Word on Fire, também se manifestou contra o filme.

Ele afirmou nas redes sociais que “Conclave” demoniza conservadores e retrata a hierarquia da Igreja como “um foco de ambição, corrupção e egoísmo”.

Segundo Barron, o longa promove ideias progressistas em detrimento das doutrinas tradicionais da Igreja.

“Acabei de ver “Conclave”. Se você está interessado em um filme sobre a Igreja Católica que poderia ter sido escrito pelo conselho editorial do New York Times, este é o seu filme. A hierarquia da Igreja é um viveiro de ambição, corrupção e egoísmo desesperado, os conservadores são extremistas xenófobos e os liberais são conspiradores presunçosos. Ninguém pode escapar dessa situação irredimível. O único caminho a seguir é abraçar as palavras da moda progressistas de diversidade, inclusão, indiferença à doutrina, e a solução final é um cardeal de sinalização de virtude que assume o nome papal de Inocêncio e que é uma mulher biológica. Como ele preenche praticamente todas as caixas woke, tenho certeza de que ganhará um monte de prêmios, mas meu conselho é fugir dele o mais rápido que puder.”

O Bispo Robert Barron aconselha a “fugir” de “Conclave” o mais rápido que puder – Foto: Reprodução X

Onde assistir ‘Conclave’?

Em meio às críticas, o roteirista Peter Straughan, vencedor do Globo de Ouro, defendeu “Conclave”. Ele destacou que o filme busca evidenciar como a Igreja é capaz de reencontrar seu núcleo espiritual em momentos de tensão.

“Para mim, esse é um ideal católico muito central com o qual fui criado. E eu defendo isso”, declarou o roteirista durante a cerimônia de entrega do Globo de Ouro.

Se você ficou curioso para saber onde assistir “Conclave”, o filme estreou nos cinemas de todo o país nesta quinta-feira (23), e deve chegar a plataformas de streaming em breve.

Com suas polêmicas e performances marcantes, o longa é um dos títulos mais comentados da temporada de premiações.

Assista ao trailer:

YouTube Video

The post ‘Conclave’: onde assistir? Conheça filme polêmico indicado ao Oscar e descrito como ‘anticatólico’ appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.