Energia solar: Brasil quebra três recordes em um só dia

Energia Solar.

O Brasil registrou três novos recordes de geração de energia solar nesta semana. Dois desses recordes foram identificados no Sistema Interligado Nacional (SIN), enquanto o terceiro foi registrado no subsistema Sudeste/Centro-Oeste.

A marca inédita é de 12.576 megawatts médios na produção de energia solar diária, superando em 5,3% o resultado de antes, de 11.899 megawatts médios, registrado em outubro do ano passado.

A geração fotovoltaica também atingiu 36.364 megawatts às 11h53, o suficiente para atender 37,4% da demanda do SIN naquele momento. O recorde anterior era de 36.283 megawatts, também registrado em outubro.

No subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a pontuação foi de 6.621 megawatts médios, cerca de 13% da demanda da região. O recorde precedente foi de 6.511 megawatts médios, registrado em 9 de dezembro de 2024.

Fórum de Davos

A participação do Brasil no Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, mostrou como o país está em andar positivo quando o assunto são trocas conscientes. A delegação brasileira está representada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

O secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento do Ministério de Minas e Energia, Thiago Barral, explicou que, ao longo dos últimos 20 anos, a participação das renováveis na Oferta Interna de Energia (OIE) se manteve em um patamar altamente elevado. Em 2023, esse índice chegou a 49,1%.

“Em 2024, a participação de fontes renováveis na matriz energética foi marcada pelo aumento da oferta interna de biomassa, eólica e solar. A energia hidráulica, por exemplo, manteve-se estável com regime hídrico favorável nesse período.”, explicou.

Investimentos

O ministro Alexandre Silveira garantiu ânimo para chegada de ações verdadeiramente democratizadas, que miram na transição energética. “Estamos na vanguarda da transição energética e prontos para esses investimentos, garantindo segurança jurídica e regulatória”, expressou.

Silveira expôs, ainda, projetos de transição leiloados nos dois primeiros anos do governo Lula, que garantiram R$ 60 bilhões em investimentos para reforçar o Sistema Integrado Nacional de energia elétrica.

The post Energia solar: Brasil quebra três recordes em um só dia appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.