Após indicação de ‘Ainda Estou Aqui’ ao Oscar, governo Lula anuncia investimentos no cinema nacional

Sala de cinema

Em medida provisória publicada nesta quinta-feira (23), o governo Lula (PT) retomou a Cota de Tela para exibição de filmes nacionais. Neste mesmo dia, o filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, teve três indicações ao Oscar.

A medida também prorroga os incentivos fiscais da Lei do Audiovisual, permitindo que empresas e pessoas físicas deduzam impostos sobre os investimentos em produções cinematográficas.

Quando se trata de salas cinemas em funcionamento, o Brasil bate recorde. Atualmente, o país tem 3.509 salas, um número superior ao que era contabilizado antes da pandemia.

Em 2024 as salas de cinema do Brasil foram frequentadas por um total de 121 milhões de pessoas.

Investimentos para mais filmes nacionais

Também foi anunciado pelo Ministério da Cultura e a Agência Nacional de Cinema (Ancine) investimentos na ordem de R$ 2,6 bilhões para financiar o desenvolvimento de 1.100 filmes e séries.

Os recursos devem impulsionar a produção audiovisual no Brasil, para gerar emprego, inovação e fortalecer a identidade cultural do Brasil.

“Ainda Estou Aqui”

O longa-metragem brasileiro foi indicado nas categorias “Melhor Filme” e “Melhor Filme Estrangeiro” no Oscar 2025. A lista dos nomeados foi divulgada na manhã desta quinta, em uma live no canal oficial da premiação no YouTube.

A protagonista do filme, Fernanda Torres, também recebeu uma indicação à categoria de “Melhor Atriz de Drama”. A premiação acontecerá no dia 2 de março, em Los Angeles, Califórnia, EUA.

Esta é a primeira vez que uma produção brasileira é indicada para disputar o maior prêmio do cinema mundial na categoria Melhor Filme.

A produção conta a história da advogada Eunice Paiva, viúva de Rubens Paiva, deputado federal assassinado pela ditadura militar em 1971.

The post Após indicação de ‘Ainda Estou Aqui’ ao Oscar, governo Lula anuncia investimentos no cinema nacional appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.