Como criptografar um pendrive e evitar vazamento de informações

Os pendrives ainda são bastante utilizados para armazenar e transportar arquivos e informações de diversos tipos, principalmente dados sigilosos e pessoais. Porém, é um item que pode ser perdido ou roubado, causando diversos problemas pelo risco dos dados caírem nas mãos de pessoas mal intencionadas.

Por isso, uma boa alternativa é criptografar o pendrive, para garantir a privacidade das informações e arquivos e evitar mais dores de cabeça. Esse procedimento garante a proteção dos dados e evita o acesso de pessoas não autorizadas.

Os sistemas operacionais Windows e macOS oferecem soluções nativas para criptografar o item, como o BitLocker, recurso do Windows que está presente nas versões mais recentes do sistema. Também existe a opção de utilizar um programa como o VeraCrypt, que possui código livre e pode ser uma boa alternativa, gratuita e fácil de usar.

Leia mais:

  • Como ativar e desativar criptografia no Instagram
  • Como criptografar o disco rígido do seu PC
  • WhatsApp: como ativar e desativar backup criptografado

Esse software conta com tecnologias avançadas de encriptação para codificar o conteúdo do dispositivo USB. Quando o procedimento termina, os arquivos só poderão ser abertos utilizando uma senha definida que apenas o dono do pendrive tem acesso.

Confira abaixo como fazer a configuração para configurar o pendrive.

Como criptografar um pendrive: passo a passo

No caso do programa nativo do Windows, a criptografia de unidade BitLocker permite que o usuário criptografe de forma manual uma unidade ou unidades específicas em um dispositivo com a edição Windows Pro, Enterprise ou Education, de acordo com informações do suporte da Microsoft.

Ter acesso à Encriptação de Unidade BitLocker no Windows 11

Para ter acesso à Encriptação de Unidade BitLocker, siga o passo a passo:

Tempo necessário: 5 minutos

  1. Iniciar sessão no Windows com uma conta de administrador;

  2. Em Início, escreva BitLocker e selecione Gerir BitLocker na lista de resultados;

  3. O applet de Encriptação de Unidade BitLocker lista todas as unidades ligadas ao dispositivo Windows:

    – A unidade do sistema operativo é a unidade na qual o Windows está instalado;
    – As unidades adicionais estão listadas em Unidades de dados fixas;
    – As unidades amovíveis, como as pen USB, estão listadas em Unidades de dados amovíveis – BitLocker To Go;

Observação: A Encriptação de Unidade BitLocker só está disponível em dispositivos com as edições Windows Pro, Enterprise ou Education. Ele não está disponível na edição Windows Home. Se Gerir BitLocker não estiver listado, significa que não tem a edição correta do Windows.

Para encriptar manualmente uma unidade com o BitLocker no Windows 11

  1. Abrir a Encriptação de Unidade BitLocker;
  2. ​​​​​​​​​​​​​​Junto a cada unidade, existe uma lista de operações permitidas. Para ativar a encriptação, selecione a opção Ativar o BitLocker;
  3. Selecione uma opção de desbloqueio e faça uma cópia de segurança da chave de recuperação;
  4. A unidade iniciará o processo de encriptação. Esta ação pode demorar algum tempo a concluir, mas pode continuar a utilizar o seu dispositivo enquanto este progride.

Como criptografar utilizando o VeraCrypt

  1. Baixe e instale o VeraCrypt para Windows ou macOS:
  1. Conecte o pendrive na porta USB do computador e faça um backup dos arquivos. A encriptação formata a unidade, por isso, deixe o dispositivo vazio ou com itens que podem ser apagados;
  2. Abra o programa e clique em “Create Volume” para começar o processo de criptografia. Não se preocupe em escolher a unidade (letra);
  1. Escolha a opção “Encrypt a non-system partition/drive” e clique em next;
  1. Tire a opção “Never save history” e clique em “Select device” para selecionar o seu pendrive. Escolha o item correto na lista, para não formatar o seu HD por acidente;
  1. Na configuração de criptografia, escolha AES para o algoritmo da senha e SHA-512 para o algoritmo da hash;
  1. Vá até a tela de definição da senha. Pense em uma combinação difícil com pelo menos 20 caracteres no total;
  1. Agora, ajude o VeraCrypt a criar um código randômico para a criptografia. Movimente o mouse dentro da janela livremente, o mais aleatoriamente possível. Quando a barra de progresso ficar verde, clique em “Formatar” e aguarde o fim da codificação;
  2. Pronto! Seu pendrive está criptografado.

Após o procedimento, será preciso sempre usar o VeraCrypt para acessar o conteúdo do pendrive. Para isso, conecte o pendrive, abra o programa e clique na opção “Auto-mount devices”. Coloque a senha e digite “Ok”.

O post Como criptografar um pendrive e evitar vazamento de informações apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.