Atenção, pais! Preços de itens escolares em Rio Branco variam até 680%, aponta estudo; confira

itens escolares Rio Branco-capa

A Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan) divulgou uma pesquisa que analisou os preços de 42 itens escolares em diversos estabelecimentos de Rio Branco.

Realizada entre 7 e 10 de janeiro, a pesquisa revelou variações de até 680% nos valores cobrados pelos produtos, com o objetivo de orientar os consumidores na escolha dos materiais.

Os itens com as maiores discrepâncias de preço incluem o apontador de lápis (de um furo e sem suporte), que apresentou uma variação de 680%, seguido pela borracha branca (sem suporte), com 640%, e pela lapiseira de 0,7 mm, com 409%.

Ademais, esses produtos fazem parte dos materiais básicos de papelaria, que incluem também lápis preto, canetas, marca-textos e réguas.

Como a pesquisa foi dividida?

A equipe dividiu a pesquisa em três categorias:

  • Cadernos, papel sulfite e refil para fichário;
  • Apontador, borracha, lápis preto, canetas, lapiseiras, régua e corretivo; e
  • Colas, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar, tinta guache, caderno de desenho, tesouras e cartolinas.
A pesquisa revelou variações de até 680% nos valores cobrados pelos produtos – Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil.

A maior variação de preço na categoria “Cadernos, papel sulfite e refil para fichário” observou-se no refil para fichário (pacote com 80 folhas), com uma diferença de 125,17%.

Por fim, na categoria “Colas, giz de cera, lápis de cor, massa de modelar, tinta guache, caderno de desenho, tesouras e cartolinas”, a tesoura sem ponta apresentou uma variação de 321,7%.

Como economizar na compra de itens escolares em Rio Branco?

A pesquisa considerou os preços mais baixos de itens escolares encontrados nos estabelecimentos de Rio Branco. Portanto, o estudo levou em conta marcas e quantidades semelhantes para facilitar a comparação.

Dos 42 itens analisados, 25 apresentaram variações superiores a 100%, enquanto os outros 17 tiveram diferenças menores, abaixo de 88,6%.

O economista e professor da Universidade Federal do Acre (Ufac), Carlos Franco, ressaltou a importância do planejamento financeiro na compra dos materiais escolares.

De acordo com ele, é recomendável que as famílias utilizem o 13º salário para reservar valores destinados a essas compras. Além disso, o economista orienta que evitem deixar as aquisições para a última hora.

“A melhor estratégia é fazer uma pesquisa detalhada e adquirir os materiais antes do início das aulas, pois os preços tendem a subir à medida que a data se aproxima. Quanto mais cedo as famílias se organizarem, maiores serão as chances de economizar”, afirmou.

The post Atenção, pais! Preços de itens escolares em Rio Branco variam até 680%, aponta estudo; confira appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.