Itamaraty fala em ‘tratamento degradante’ a brasileiros deportados e cobrará explicação do governo Trump

Brasileiros deportados dos EUA desembarcam em Manaus algemados e com pés acorrentados
O Ministério das Relações Exteriores informou neste sábado (25) que pedirá explicações ao governo dos Estados Unidos sobre o tratamento dado aos brasileiros deportados algemados do país em um voo que chegou ontem a Manaus-AM.
A informação foi divulgada pelo Itamaraty em uma rede social. Segundo o ministério, o chanceler Mauro Vieira se reuniu neste sábado em Manaus com o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e com o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional.
Na noite desta sexta (24), um avião contratado pelas autoridades americanas trouxe ao Brasil um grupo formado por 88 brasileiros deportados dos Estados Unidos. A aeronave precisou pousar na capital amazonense em razão de “problemas técnicos”.
Leia o que disse o Itamaraty:
“O Ministro Mauro Vieira reuniu-se esta noite em Manaus com o delegado Sávio Pinzón, superintendente interino da Polícia Federal no Amazonas, e com o major-brigadeiro Ramiro Pinheiro, comandante do 7º Comando Aéreo Regional.
Na reunião, foi efetuado relato detalhado sobre os incidentes no aeroporto Eduardo Gomes envolvendo cidadãos brasileiros transportados em voo de deportação do governo norte-americano.
A reunião subsidiará pedido de explicações ao governo norte-americano sobre o tratamento degradante dispensado aos passageiros no voo.”
Adicionar aos favoritos o Link permanente.