Imprevisto! Ponte sobre o Rio Caeté reabre com controle de tráfego após balsa encalhar no Acre

Ponte Rio Caeté-capa

A ponte sobre o Rio Caeté, localizada na BR-364, em Sena Madureira, Acre, foi reaberta para a passagem de veículos. Isso aconteceu menos de 48 horas após a interdição, provocada pelo encalhamento da balsa do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), ocorrido no sábado (25).

O superintendente do Dnit, Ricardo Araújo, informou que a liberação ocorreu no domingo (26) e destacou que, por ora, a travessia acontecerá com a liberação de um caminhão por vez.

Quais os riscos estruturais da ponte?

A interdição da ponte do Rio Caeté aconteceu na sexta-feira (24), resultando na utilização temporária da balsa, capaz de transportar veículos de todos os tipos. Os responsáveis autorizam os veículos menores a cruzar a ponte após o transporte dos caminhões.

O tráfego ocorre no estilo pare/siga, com a mediação do fluxo de veículos, e espera-se que esse esquema continue até esta segunda-feira (27). A partir de terça-feira (28), a balsa será novamente utilizada para caminhões e carretas, enquanto os veículos menores seguirão pela ponte.

O Dnit liberou o uso da ponte no domingo (26) – Foto: Arquivo/Dnit.

O Dnit condenou a ponte após inspeções técnicas identificarem trincas e deslocamentos nos blocos de sustentação, devido ao talude da margem do rio. Ademais, a queda da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga Tocantins e Maranhão, serviu de alerta para o caso no Acre.

Na mesma data, um acidente envolvendo embarcações resultou na morte de Raudiney Silva Coesta, de 26 anos, que se afogou após a canoa em que estava colidir com a balsa do Dnit.

Como a alteração no percurso afeta os motoristas?

A interdição da ponte do Rio Caeté, inicialmente programada para o dia 18, foi adiada para a realização de novos testes com a balsa e avaliações.

A travessia é fundamental para a ligação entre os municípios de Sena Madureira, Manoel Urbano, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e outras cidades do Vale do Juruá. Com a alteração no percurso, o tempo de viagem deve aumentar em pelo menos uma hora.

Além da balsa, o Dnit vai instalar um pontilhão em ambos os lados do Rio Caeté. A autarquia também estuda a possibilidade de o Exército ceder uma ponte metálica para veículos pequenos.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF-AC), cerca de mil veículos utilizam a estrutura diariamente.

Além disso, no período de baixo nível do rio, a travessia leva cerca de 3 minutos e meio. No entanto, com o aumento do nível da água, esse tempo pode dobrar ou até triplicar.

Quando substituirão a ponte do Rio Caeté?

A Portaria nº 136, de 8 de janeiro de 2024, indicou um aumento no movimento do talude da margem do rio, o que gera pressão nos apoios da ponte.

A publicação alerta que a situação pode comprometer a segurança dos usuários. O Dnit intensifica o monitoramento da ponte do Rio Caeté desde 2022, quando foi declararam a primeira situação de emergência.

Entre setembro e novembro de 2024, a estrutura se deslocou 5 centímetros, o que impossibilita reparos paliativos.

Por fim, a previsão é de que as obras para a construção de uma nova ponte comecem em julho deste ano. O prazo mínimo para conclusão é de 18 meses.

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