Governo vai abrir posto de acolhimento para brasileiros deportados dos Estados Unidos

Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania - Foto: Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

O governo federal vai abrir um posto de acolhimento para os brasileiros deportados dos Estados Unidos no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), segundo a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo. 

A declaração da ministra aconteceu após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira (28).

A informação sobre o posto de acolhimento surge em meio a uma crise de deportação envolvendo um avião de deportados com brasileiros, que precisou pousar em Manaus.

A aeronave sofreu com problemas técnicos e teve o voo para Belo Horizonte, que era o destino final, cancelado. 

Contudo, ao chegar na capital do Amazonas, os brasileiros reportaram à Polícia Federal que chegaram em solo brasileiro com os pés e mãos algemados.

As condições dos deportados brasileiros preocupou as autoridades, principalmente o governo Lula. Assim, o presidente se reuniu com os ministros Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, José Múcio, ministro da Defesa, e Mauro Vieira, das Relações Exteriores, além da Macaé. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin e o comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Damasceno também estavam.

“Fomos autorizados a iniciar a tratativa para estabelecer em Confins um posto de acolhimento humanitário. Tendo em vista que poderemos ter mais voos [com deportados] previstos”, afirmou a ministra.

Vale destacar que a Polícia Federal (PF) informou que o uso de algemas em deportados pelas autoridades estadunidenses é rotineira. De acordo com a corporação, as algemas foram retiradas dos deportados após a aeronave pousar em solo brasileiro.

Além do governo Lula, o Congresso Nacional também toma iniciativas sobre o tema. O atual presidente da Comissão sobre Migrações e Refugiados do Congresso, o deputado Túlio Gadêlha, afirmou que a embaxada dos EUA será acionada, assim como a Comissão Interamericana de Direitos Humanos para discutirem sobre o tratamento dos deportados.

The post Governo vai abrir posto de acolhimento para brasileiros deportados dos Estados Unidos appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.