Crédito mais caro: Selic a 13,25% reacende embate político; entenda

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, e Gilberto Kassab, presidente do PSD

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) cumpriu a promessa feita na última reunião, em dezembro, e voltou a elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual na quarta-feira (29). A taxa chegou a 13,25% ao ano. 

Especialistas ressaltam que, com a alta, as taxas de juros de empréstimos e financiamentos sobem, e o poder de compra da população diminui. É o que diz a conselheira do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP) e professora da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Carla Beni. 

PT critica aumento da Selic, mas culpa gestão passada

No meio político, a presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), deputada federal Gleisi Hoffmann, repudiou a medida e culpou o ex-presidente do Banco, Roberto Campos Neto, pela elevação.

“O novo aumento da taxa básica de juros, já determinado desde dezembro pela direção anterior do Banco Central, é péssimo para o país e não encontra qualquer explicação nos fundamentos da economia real”, disse em seu perfil do Instagram. 

A deputada elogiou ainda o cenário econômico do Brasil, afirmando que “está gerando empregos, arrecadando mais e ajustando suas contas, com um dos maiores esforços físicos do mundo, que reduziu o déficit primário de 2,3% em 2023 para 0,1%, em 2024”. 

A petista contrapõe a posição do presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, que chamou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de “fraco”. 

Para Kassab, um “ministro da Fazenda fraco sempre é um péssimo indicativo” e quem fez uma boa representação no posto foi Antonio Palocci, Henrique Meirelles e Paulo Guedes. O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, também criticou a decisão do Copom. 

“O combate à inflação não se dá apenas pela restrição ao crédito e aumento de juros, mas se dá também pelo aumento da produção para poder controlar a inflação a partir da oferta e não pela restrição”, disse durante apresentação de resultado da geração de empregos no Brasil nesta quinta-feira (30). 

The post Crédito mais caro: Selic a 13,25% reacende embate político; entenda appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.