Pré-COP 30 no Amazonas: evento discute soluções inovadoras para o meio ambiente

Nesta sexta-feira (31) e sábado (1º) acontece a Pré-COP 30 no Amazonas, um Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências. Evento que discute soluções inovadoras de saneamento e resíduos sólidos para serem levados para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que acontecerá em novembro, em Belém do Pará.

O evento acontece no Centro de Convenções Vasco Vasques, e busca conectar ideias e pessoas em torno do meio ambiente e da sustentabilidade. Além disso, a programação é repleta de palestras, especialistas renomados e debates sobre o futuro ambiental.

Organizado pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas, o órgão tem um papel essencial na construção de um futuro sustentável, como destaca a presidente do CREA-AM, Alzira Miranda.

“Nós tínhamos um projeto de fazer o Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geosciências para discutir sobre soluções para o desenvolvimento sustentável do Amazonas. Mas aí, nós tivemos o conhecimento que o CONFEP, o Conselho Federal, tinha um grupo de trabalho voltado para a COP30. E nós somamos esforços e garantimos esse magnífico evento, onde nós teremos várias pautas que vão debater sobre o desenvolvimento sustentável da Amazônia, considerando que a COP30 acontecerá em Belém do Pará.”, explicou Miranda.

Amazônia em pauta

O evento também contará com minicursos sobre infraestrutura sustentável, mudanças climáticas e saneamento básico. O diretor-presidente da Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama), Denison Gama, destaca sobre a necessidade de discutir a importância da Amazônia e do saneamento básico todos os anos.

“Tratar dessa pauta relacionada aos quatro pilares do saneamento, tratamento de água, esgotamento sanitário, tratamento dos resíduos sólidos e de águas pluviais é necessário. São pautas que temos que tratar hoje, não só com a COP, para que depois da COP, tudo que seja tratado, seja incorporado. Lá onde o cidadão precisa, da água, do esgoto, da drenagem, do resíduo sólido tratado, para tudo isso estar relacionado à sua dignidade e à sua saúde.”, enfatiza Gama.

Diretor-presidente da Cosama, Denison Gama. – Foto: Letícia Rolim/ Portal Norte.

Ecobarreiras em Manaus

A Pré-COP 30 no Amazonas tem como objetivo mostrar respostas contra a poluição. Um exemplo é o projeto da ecobarreira que funciona como um filtro nos igarapés de Manaus, retendo os lixos que seguiriam para os rios. Manuel Ademar Pinheiro conhecido como “Mazinho dos Carbrás”, idealizador das ecobarreiras, conta que as ferramentas instaladas há 11 meses são muito importantes para a cidade. Além disso, 10 ecobarreiras já foram instaladas em Manaus.

“Na estatística da Secretaria de Limpeza Pública, as Eco Barreiras evitaram que para mais de 700 toneladas de lixo fosse para o rio Negro. O projeto é nós fazer uma rede de proteção ambiental com as eco Barreiras em todos os igarapés que estão poluídos na cidade de Manaus e fazer uma rede de proteção para que esse lixo não chegue no Rio Negro.”, relatou Mazinho.

Por fim, a programação deve levar os projetos aprovados para a COP-30 em Belém, mostrando as soluções para preservar o meio ambiente.

Manuel Ademar Pinheiro, idealizador das ecobarreiras. – Foto: Letícia Rolim/ Portal Norte.

The post Pré-COP 30 no Amazonas: evento discute soluções inovadoras para o meio ambiente appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.