O que fazer em Rio Branco (AC) neste fim de semana? Veja lista com 10 opções

o que fazer rio branco-capa

A capital do Acre, Rio branco, oferece uma rica combinação de história, cultura e natureza. Situada nas margens do Rio Acre, a cidade tem suas raízes na era dos seringueiros e pescadores. Além disso, o desenvolvimento ao longo do tempo contribuiu para o aumento de seu potencial turístico.

Rio Branco é a sexta cidade mais populosa da Região Norte, com aproximadamente 400 mil habitantes. A cidade tem uma clima equatorial, com a estação chuvosa entre outubro e abril.

Por outro lado, o período mais seco é de maio a setembro, sendo este último a melhor época para visitação.

Afinal, o que fazer em Rio Branco neste fim de semana?

Entre os principais pontos turísticos de Rio Branco, destacam-se:

1. Palácio Rio Branco

O Palácio Rio Branco serviu como sede administrativa e marcou a modernização da cidade. Atualmente, além de sede do governo, funciona como museu, abrigando um acervo cultural, econômico e histórico do estado.

Palácio Rio Branco – Foto: Reprodução.

2. Novo Mercado Velho

O mercado, revitalizado recentemente, é um importante ponto comercial, especialmente para a venda de comidas típicas, artesanatos e produtos religiosos.

Localizado às margens do Rio Acre, o mercado oferece uma vista única da cidade e tem forte apelo turístico.

Novo Mercado Velho – Foto: Reprodução.

3. Parque Ambiental Chico Mendes

Em homenagem ao ambientalista e seringueiro Chico Mendes, o parque é um espaço de preservação ambiental que conta com um zoológico e exemplares da fauna local. Frequentado por moradores e turistas, o local é ideal para quem deseja estar em contato com a natureza.

Parque Chico Mendes – Foto: Reprodução.

4. Biblioteca Pública Estadual do Acre

Fundada em 1979, a biblioteca é um centro de leitura e pesquisa, além de realizar diversas atividades culturais.

Recentemente, a estrutura passou a contar com melhorias de acessibilidade, refletindo o compromisso com a inclusão.

Biblioteca Pública Estadual – Foto: Reprodução.

5. Parque da Maternidade

Com uma extensão de seis quilômetros, o Parque da Maternidade é um espaço de lazer e prática esportiva, com áreas para caminhada, ciclismo e skate. A área também contribui para a drenagem da água da cidade, ajudando na prevenção de enchentes.

Parque da Maternidade – Foto: Reprodução.

6. Museu da Borracha

O Museu da Borracha conta a história da produção de borracha, essencial para o desenvolvimento do Acre. O acervo inclui registros arqueológicos, paleontológicos e culturais da região.

Museu da Borracha – Foto: Reprodução.

7. Catedral de Nossa Senhora de Nazaré

Com construção iniciada em 1948, a Catedral é um importante marco arquitetônico da cidade. Seu estilo romano-basilical e os vitrais coloridos atraem turistas e fiéis diariamente.

Catedral de Nossa Senhora de Nazaré – Foto: Reprodução.

8. Passarela Joaquim Macedo

Parte do projeto de modernização de Rio Branco, a Passarela Joaquim Macedo facilita o acesso ao Novo Mercado Velho e se tornou um cartão postal da cidade, especialmente à noite, quando sua iluminação destaca o cenário urbano.

Passarela Joaquim Macedo – Foto: Reprodução.

9. Casa dos Povos da Floresta

Este espaço celebra a cultura indígena local, oferecendo exposições de artesanato e objetos cerimoniais. A Casa dos Povos da Floresta também é um centro de aprendizado sobre o folclore e as tradições indígenas da região.

Casa dos Povos da Floresta – Foto: Reprodução.

10. Via Verde Shopping

O Via Verde Shopping é o primeiro shopping center do Acre, marcando um importante passo para o desenvolvimento do estado. O empreendimento dispõe de variadas opções de compras e lazer, com foco em proporcionar conforto e comodidade aos seus clientes.

Via Verde Shopping – Foto: Reprodução.

A capital oferece opções de passeios?

Além desses pontos turísticos, a cidade oferece diversas opções de passeios, como o passeio de barco pelo Rio Acre, as trilhas no Lago do Amapá e até voos de balão pela Amazônia, que proporcionam uma vista panorâmica da floresta e dos geoglifos da região.

Outros atrativos incluem a Praça da Revolução, a Biblioteca da Floresta, e a histórica Gameleira, que se tornou um ponto de encontro para lazer.

O Memorial dos Autonomistas, anexo ao Palácio Rio Branco, também é uma importante atração, homenageando os responsáveis pelo reconhecimento do Acre como estado.

Por fim, com uma infraestrutura crescente e diversos atrativos culturais e naturais, Rio Branco é uma cidade que está cada vez mais se destacando no cenário turístico da Região Norte.

The post O que fazer em Rio Branco (AC) neste fim de semana? Veja lista com 10 opções appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.