Zonas Leste e Rural recebem Unidades Móveis de Saúde da Mulher em Manaus; veja endereços


Demais estruturas do serviço móvel, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguem ofertando serviços ao público feminino nas mesmas bases atuais, ao longo da próxima semana. Zonas Leste e Rural recebem Unidades Móveis de Saúde da Mulher em Manaus.
Divulgação/Semsa
Moradoras das zonas Leste e rural passam a receber os atendimentos das Unidades Móveis de Saúde da Mulher, em novos endereços, a partir da segunda-feira (3). As demais estruturas do serviço móvel, gerenciado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguem ofertando serviços ao público feminino nas mesmas bases atuais, ao longo da próxima semana. Veja os endereços abaixo.
Na Zona Leste, a unidade móvel da Semsa continua a atender as usuárias no bairro São José Operário, agora em frente ao Centro de Convivência Prefeito José Fernandes, a partir da segunda-feira (3).
Na Zona rural, a nova base do serviço fica na área da Unidade de Saúde da Família (USF) Rural Pau-Rosa, no assentamento Tarumã-Mirim. Os demais equipamentos seguem nos bairros Novo Aleixo, Zona Norte; Santo Antônio, Zona Oeste; e Cachoeirinha, Zona Sul.
📲 Participe do canal do g1 AM no WhatsApp
O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, informou que o serviço móvel da Semsa trouxe avanço nas ações de prevenção e promoção da saúde da mulher no município, com destaque para o rastreio do câncer de mama e do colo do útero, tipos que têm maior incidência entre o público feminino na região Norte.
“Em um ano e meio, foram mais de 200 mil procedimentos realizados, inclusive mamografias e ultrassons, que são ofertados nas unidades sem necessidade de regulação. Esse acesso mais fácil contribui para o diagnóstico precoce e tratamento em tempo oportuno das usuárias”, apontou Coelho.
Conforme o subsecretário de Gestão da Saúde, os equipamentos móveis levam serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) a moradoras de áreas de maior vulnerabilidade social e vazios assistenciais, mais distantes dos estabelecimentos fixos da rede municipal.
“Com as unidades, conseguimos ampliar o alcance da atenção primária junto à população feminina, chegando até aquelas usuárias que tinham acesso mais difícil aos cuidados de saúde. Dessa forma, nós reforçamos a assistência às mulheres e a cobertura da APS em Manaus”, disse Coelho.
A carteira de serviços das estruturas móveis, segundo o subsecretário de Gestão da Saúde, abrange consultas médicas e de enfermagem, mamografia, ultrassonografia, exame preventivo do câncer do colo do útero, consulta inicial do pré-natal, vacinação, testes rápidos para gravidez e para detecção de HIV, sífilis e hepatites B e C, e dispensação de medicamentos da farmácia básica.
“Como o nome já diz, as Unidades Móveis de Saúde da Mulher ofertam atendimento exclusivo para a população feminina. A usuária só precisa se dirigir à unidade e apresentar o documento oficial de identidade e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) para ser atendida”, conclui Coelho.
As estruturas do serviço itinerante funcionam de segunda a sexta-feira, em dias úteis, inclusive pontos facultativos da administração municipal. O horário de atendimento é das 7h às 17h.
Endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher da Semsa:
Zona Norte
Rua Junqueiro, 1.259, na área da escola estadual Belarmino Marreiro – Novo Aleixo
27/1 a 7/2
Zona Sul
Residencial Gilberto Mestrinho (Prosamim), rua Ajuricaba, estacionamento do bloco 28 – Cachoeirinha
20/1 a 7/2
Zona Leste
Rua Barreirinha, s/n, em frente ao Centro de Convivência da Família e do Idoso Prefeito José Fernandes – São José Operário
3 a 14/2
Zona Oeste
Rua Padre Francisco, 350, ao lado da Igreja de Santo Antônio Arquidiocese de Manaus – Santo Antônio
20/1 a 7/2
Zona Rural
USF Rural Pau Rosa, Ramal do Pau-Rosa, s/n, entrada do Km 21, Assentamento Tarumã-Mirim
3 a 14/2
Adicionar aos favoritos o Link permanente.