Davi Alcolumbre: veja pontos do discurso do favorito à presidência do Senado

Davi Alcolumbre: veja pontos do discurso do favorito à presidência do Senado

O favorito à presidência do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP) registrou a candidatura no plenário, neste sábado (1º), com discurso em defesa à autonomia do Legislativo.

“Não haverá democracia forte sem um Congresso livre, sem um parlamento firme, sem um Senado soberano, autônomo e independente”, declarou.

O senador afirmou que a sua candidatura representa uma “pacificação e união” do país.

“Acredito que minha experiência, de quem foi timoneiro na tempestade, me credencia para esse novo desafio: o desafio da pacificação, da reunião, da reconstrução. E não haverá pacificação, não haverá reconstrução, não haverá futuro, se não houver diálogo, se não houver respeito, se não houver democracia, e democracia forte”, concluiu.

Veja principais pontos do discurso:

Autonomia

O senador reconheceu que o Congresso deve manter sua independência para legislar e representar a população.

“O Senado não é apenas uma casa legislativa, é o símbolo da força da democracia brasileira. Há 200 anos, construímos o presente e lançamos as bases para o futuro. É aqui que os grandes debates se transformam em ações concretas para melhorar a vida de cada cidadão”, comentou.

Equilíbrio entre poderes

O senador ainda defendeu a harmonia entre os poderes, mas defendeu a autonomia do Senado para seguir os interesses institucionais e garantir que “o parlamento exerça o poder constitucional de legislar”.

“Em momentos de crise reforçamos o papel do Senado como instituição independe, que dialoga com os demais poderes, mas que não abrirá mão das suas prerrogativas”, afirmou.

Emendas parlamentares

Davi ainda citou a controvérsia sobre a transparência das emendas parlamentares. “É essencial respeitar as decisões judiciais e o papel do Judiciário em nosso sistema democrático”, disse.

No entanto, ele pediu que o STF também respeite o parlamento brasileiro para garantir a harmonia entre os poderes.

O Supremo Tribunal Federal decidiu recentemente pela suspensão das emendas parlamentares com o objetivo de uma maior transparência na destinação de recursos públicos.

Relação com os estados

Alcolumbre também defendeu a influência do Parlamento nos municípios e falou de sua trajetória política no estado do Amapá.

“Meu compromisso com o Amapá é portanto um compromisso com cada estado do Brasil: o compromisso de encurtar as nossas distâncias, reduzir a nossa desigualdade e superar as diferenças”, explicou.

Em seu discurso, o senador ainda defendeu a priorização dos municípios e a valorização do pacto federativo, destacando que trabalhará para fortalecer estados e cidades dentro de um modelo de desenvolvimento integrado.

União

Davi reafirmou o compromisso em fazer do Senado uma Casa da “boa política”, onde predomina o “respeito” e o “diálogo”.

Ele ainda destacou a importância da união de senadores e senadoras para a elaboração de políticas públicas.

“Juntos podemos construir um brasil mais junto e um parlamento mais unido e forte”, concluiu.

The post Davi Alcolumbre: veja pontos do discurso do favorito à presidência do Senado appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.