Pré-COP 30 em Manaus debate sustentabilidade e leva propostas para a COP 30 em Belém

Manaus encerra a Pré-COP 30 neste sábado (1º) promovendo debates sobre sustentabilidade entre especialistas.

A ideia é que as pautas levantadas durante os dias de evento cheguem até a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas — COP 30, realizada em novembro na cidade de Belém.

O evento começou na sexta-feira (31), reunindo autoridades na discussão sobre soluções inovadoras de saneamento e resíduos sólidos. No segundo dia destacaram o papel da engenharia no desenvolvimento sustentável.

Além disso, a Pré-COP 30 em Manaus se dedicou a abordar temas voltados para as mudanças climáticas, manejo florestal e cidades ecológicos.

Segundo dia de Pré-COP 30 em Manaus

O engenheiro de pesca Renan Amanajas destacou a importância do encontro para estruturar debates que culminarão na COP 30, em Belém.

Renan Amanajas – Foto: TV Norte

“Esse evento foi realizado pelo Conselho Federal de Engenharia em parceria com o (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas) Crea-AM a partir de um GT criado ano passado, onde o Amazonas iniciou esses processos de discussão em seis diferentes painéis, de desenvolvimento sustentável, mudança climática, manejo florestal, cidades sustentáveis…”, disse.

Além disso, o presidente do CREA, Vinicius Marchese, reforçou a necessidade de aproximar a discussão da sociedade. Ele reforçou que a expectativa da Pré-COP 30 em Manaus é fomentar informação e muito mais.

Vinicius Marchese – Foto: TV Norte

Já Mammar El Robrini, diretor da Faculdade de Oceanografia, alertou para os impactos das mudanças climáticas na zona costeira. O especialista destacou que os manguezais, recifes de corais e estuários são os mais afetados.

Mammar El Robrini – Foto: TV Norte

Em acréscimo ao debate, no primeiro dia o evento apresentou iniciativas como as ecobarreiras de Manaus, que já impediram que mais de 700 toneladas de lixo chegassem ao Rio Negro. As propostas discutidas serão levadas à COP 30, reforçando o compromisso do Amazonas com a preservação ambiental.

Quando acontece a COP 30 em Belém?

A COP 30 está prevista para acontecer em novembro, em Belém do Pará. O evento reunirá líderes de diversos países, representantes governamentais, especialistas em meio ambiente, organizações e muito mais.

A ideia é reunir autoridades para implementarem medidas que visem combater as mudanças climáticas. Isso inclui a definição de metas para a redução das emissões de gases de efeito estufa, o desenvolvimento de políticas de adaptação e mitigação dos impactos ambientais e a promoção de práticas sustentáveis.

The post Pré-COP 30 em Manaus debate sustentabilidade e leva propostas para a COP 30 em Belém appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.