Reunião entre Pioneer e Suframa em Manaus: após fechamento, 172 funcionários devem ser realocados na Zona Franca

Nesta segunda-feira (3), a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e a empresa japonesa Pioneer do Brasil para discutiram o fechamento da fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM). A unidade, que fica na avenida Torquato Tapajós, bairro da Colônia Santo Antônio, zona Norte da capital amazonense, emprega atualmente 172 trabalhadores.

A Pioneer encerrará as atividades em Manaus dia 31 de março de 2025, e a Suframa já iniciou ações para realocar os funcionários na ZFM. De acordo com o superintendente da Suframa, Bosco Saraiva, a empresa fornecerá uma lista dos funcionários afetados para realocação em outras empresas.

“Temos 59 fábricas com projetos de implantação e solicitamos essa lista de funcionários para oferecê-la a elas, sem nenhum prejuízo para a empresa de Recursos Humanos. Essa é uma maneira de contribuirmos para lidar com esse processo tão complicado”, afirmou Saraiva.

Funcionários devem ser realocados

Durante a reunião, a Pioneer relatou que vem enfrentando dificuldades no mercado há quase 10 anos e que se intensificaram durante a pandemia da Covid-19. Além disso, uma empresa de recursos humanos foi contratada pela fábrica para realocar os 172 funcionários após o encerramento das atividades.

Atualmente, a fábrica, que atuava no Polo Industrial de Manaus desde 2003, opera em um único turno comercial. Além disso, todos os trabalhadores estão de aviso prévio, com garantia de pagamento de seus direitos e negociação de um adicional indenizatório.

Participaram da reunião o superintendente Bosco Saraiva, o superintendente-adjunto de Projetos, Leopoldo Montenegro, o superintendente-adjunto de Desenvolvimento Tecnológico, Waldenir Vieira, e o gerente de Projetos da Superintendência-Adjunta Executiva (SAE/Suframa), Ozenas Maciel. Pela Pioneer do Brasil Ltda., estavam presentes o vice-presidente Shinichi Shimazaki e o gerente geral, Hélio Nonaka.

Fechamento da Pioneer em Manaus

Após a reunião na Pioneer, o superintendente Bosco Saraiva recebeu, na sede da Suframa, o presidente do Sindmetal-AM, Valdemir Santana, a secretária-geral Dulce Sena e a superintendente regional do Trabalho, Maria Francinete Correia de Lima para compartilhar os detalhes discutidos com a empresa japonesa.

Por fim, Bosco Saraiva reiterou que a decisão de fechamento partiu da matriz no Japão.

“Nosso papel é auxiliar da melhor forma possível na recolocação desses funcionários. Felizmente, há 59 projetos de implantação aprovados para o Polo Industrial de Manaus e acredito que essa mão de obra qualificada será absorvida rapidamente”, afirmou o superintendente.

Reunião entre representantes da Pioneer e Suframa na empresa japonesa em Manaus. – Foto: Isaac Júnior/ Suframa.

The post Reunião entre Pioneer e Suframa em Manaus: após fechamento, 172 funcionários devem ser realocados na Zona Franca appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.