Teatro Amazonas é candidato a Patrimônio Mundial da Unesco; entenda o que significa

Na última sexta-feira (31/01), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) formalizou a candidatura do Teatro Amazonas, em Manaus, e do Theatro da Paz, em Belém, à Lista do Patrimônio Mundial da UNESCO. A decisão é um passo decisivo para colocar a Amazônia no mapa global do patrimônio cultural. Os dois ícones, símbolos do Ciclo da Borracha e da riqueza cultural amazônica, agora aguardam avaliação do Comitê da UNESCO, composto por 23 países.

A proposta, construída em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), inclui um dossiê detalhando o valor universal excepcional dos teatros, sua autenticidade histórica e integridade arquitetônica. O documento foi elaborado por um grupo técnico que reuniu o Iphan, governos do Amazonas e Pará, e secretarias de cultura de Manaus e Belém.

“É uma satisfação poder participar de uma iniciativa tão importante que busca reconhecer a riqueza e a diversidade de bens culturais nacionais. No caso, dois teatros amazônicos com inquestionáveis valores universais”, afirmou o diretor do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (Depam) do Iphan, Andrey Schlee.

O dossiê será analisado pela UNESCO até o final de 2024. Além disso, se aprovado, os teatros se juntarão a marcos como o Centro Histórico de Salvador (BA) e o Parque Nacional do Iguaçu (PR) na lista de 23 bens brasileiros reconhecidos pela organização.

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas, principal símbolo cultural e arquitetônico do estado, fica localizado no Largo de São Sebastião, no Centro de Manaus. Inaugurado no dia 31 de dezembro de 1896, o Teatro surpreende e encanta pela imponência. 

“Os dois teatros já são conhecidos mundialmente, atraindo visitantes de todas as partes do país e do mundo, e são detentores de todas as credenciais para integrar a lista do Patrimônio Mundial. O valor inestimável desses patrimônios culturais merece a oficialização do reconhecimento mundial”, afirmou secretário em exercício de Cultura e Economia Criativa do Amazonas, Candido Jeremias.

Características dos teatros e impacto

  • História e arquitetura: construídos durante o auge do Ciclo da Borracha (séculos XIX e XX), os teatros combinam influência europeia com elementos locais.
  • Cultura viva: palco de óperas, festivais e eventos internacionais, o Teatro Amazonas recebe mais de 200 mil visitantes por ano, enquanto o Theatro da Paz é um polo de difusão artística no Norte.
  • Impacto global: a candidatura coincide com a preparação da COP 30, que ocorrerá em Belém em 2025, projetando a Amazônia como destino turístico e cultural.

Além disso, o reconhecimento também gera impacto na Amazônia e no Brasil, como:

  • Turismo: a chancela da UNESCO pode aumentar em até 40% o fluxo de visitantes, segundo estimativas do Ministério do Turismo.
  • Preservação: o título exige compromissos com restauro e políticas de conservação, garantindo a proteção dos teatros para futuras gerações.
  • Visibilidade Global: a candidatura reforça a imagem do Brasil como guardião da diversidade cultural, em sintonia com debates internacionais sobre sustentabilidade.

Por fim, o selo da UNESCO coloca os teatros na rota para turismo e gera economia local.

The post Teatro Amazonas é candidato a Patrimônio Mundial da Unesco; entenda o que significa appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.