Análise do Inea revela poluição em praias de Cabo Frio e Búzios

Praia de João Fernandes, em Búzios Reprodução

A última análise de balneabilidade das águas realizada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) revelou que diversas praias de Cabo Frio e Armação dos Búzios estão impróprias para banho. No levantamento mais recente, feito em 22 de janeiro, cinco praias buzianas foram classificadas como poluídas: Praia do Canto, Praia da Armação, Praia dos Ossos, Praia de João Fernandes e Praia da Ferradura. Já em Cabo Frio, as praias do Siqueira, no primeiro distrito, e do Pontal, em Unamar, também foram consideradas inadequadas para banho.

Além dessas regiões, o estudo apontou que a contaminação afeta outras cidades da Região dos Lagos. Em São Pedro da Aldeia, por exemplo, apenas a Praia da Aldeia foi considerada própria para banho, enquanto outras sete, como a Praia do Centro e a Praia do Sol, foram classificadas como impróprias. Já em Iguaba Grande, três das quatro praias analisadas apresentaram problemas, incluindo a Praia dos Ubás, que detém o selo internacional Bandeira Azul desde 2023. A informação é do portal ‘Folha dos Lagos’.

Praia do Siqueira, em Cabo FrioReprodução/Redes

Em contrapartida, o levantamento mais recente indicou que todas as praias analisadas em Arraial do Cabo, como Monte Alto, Pontal, Praia Grande e Prainha, estão próprias para banho.

A poluição da Lagoa de Araruama e de algumas praias da região tem sido motivo de preocupação entre moradores e turistas, principalmente pelo impacto ambiental e econômico que pode gerar.Autoridades locais e órgãos ambientais estudam medidas para conter o avanço da contaminação e garantir a recuperação das águas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.