Cármen Lúcia afirma que TSE mira eleições de 2026; entenda as ações do Judiciário

A ministra Cármen Lúcia

Enquanto o Poder Legislativo prefere não falar sobre as eleições de 2026, o Judiciário já mira no próximo pleito eleitoral. 

Durante a sessão de abertura do ano judiciário nessa segunda-feira (3), a presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, destacou que os trabalhos do Judiciário Eleitoral são permanentes, e que a instituição já tem se preparado para a próxima eleição. 

“Para garantir eleições livres e democráticas no Brasil, o TSE trabalha ininterruptamente, até porque as eleições de 2026 são gerais, com muitos votos. Então, as providências já começaram a ser implementadas”, explicou.

Cármen Lúcia também apontou que as eleições municipais de 2028 já estão no radar, com análise de cálculo de eleitores e quantas urnas serão utilizadas. 

Redes sociais

A ministra assegurou que a pauta da regulamentação das redes sociais será vista de maneira cuidadosa pelo Tribunal, para que a ordem democrática se mantenha. 

“Cada inovação tecnológica e principalmente cada medida adotada sobre redes sociais são objeto de atenção e cuidado muito especial desta Casa pela repercussão que pode ter sobre o direito das liberdades de se informar e votar. A expressão deve ser manifestação de liberdade e não de exposição manipulada de ódio e violência”, disse. 

A regulação das redes é, para muitos magistrados, questão de verdadeira atenção, como demonstra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes, que disse que “estamos atrasados na regulação das redes”. 

Enquanto isso, o ministro Alexandre de Moraes concorda com os pares, mas é um pouco mais firme. Ele diz que as redes sociais só vão continuar a operar no país “se respeitarem a legislação brasileira”. 

Possíveis candidatos à presidência em 2026

Assim como o TSE se antecipa, institutos de pesquisas já realizam levantamentos para debater quem pode ser o futuro presidente do Brasil. 

A Quaest Pesquisa e Consultoria, por exemplo, divulgou na última segunda-feira (3) o resultado de uma pesquisa feita com 4.500 pessoas, no final de janeiro, em que o presidente Lula (PT) é o favorito em todos os cenários estimados. 

The post Cármen Lúcia afirma que TSE mira eleições de 2026; entenda as ações do Judiciário appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.