Inscrições Fies 2025: quais são as regra e até quando é possível participar?

As condições oferecidas pelo Desenrola Fies variam conforme o perfil do devedor

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2025 já estão abertas.

Os interessados podem se cadastrar gratuitamente a partir desta terça-feira (4) até a próxima sexta-feira (7), exclusivamente pela internet, através do Fies Seleção, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Ministério da Educação (MEC).

O resultado da seleção está previsto para ser divulgado no dia 18 deste mês.

Quem pode se inscrever no Fies 2025?

O programa é voltado para estudantes que ainda não concluíram o ensino superior e não tenham sido beneficiados anteriormente pelo financiamento estudantil.

Alunos com débitos pendentes no Fies ou no Programa de Crédito Educativo não podem solicitar um novo financiamento.

Para concorrer, o candidato deve atender a alguns requisitos básicos:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançando média igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação;
  • Ser aprovado no processo seletivo conduzido pela Secretaria de Educação Superior do MEC. As informações completas estão disponíveis no site oficial: acessounico.mec.gov.br.

O próprio candidato é responsável por verificar se atende a todas as exigências do edital vigente para garantir sua participação.

Metade das vagas do Fies para 2025 serão destinadas a candidatos inscritos no CadÚnico
Metade das vagas do Fies para 2025 serão destinadas a candidatos inscritos no CadÚnico. Foto – Sam Balye/Unsplash

Como se candidatar ao Fies Social?

As vagas reservadas ao Fies Social são destinadas a candidatos que atendam simultaneamente aos seguintes critérios:

  • Ter realizado o Enem a partir de 2010, com nota mínima de 450 pontos na média das cinco provas e desempenho superior a zero na redação. Alunos que participaram como “treineiros” não são elegíveis;
  • Estar registrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo.

Os candidatos que atenderem a esses critérios e forem pré-selecionados poderão receber financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pela instituição de ensino superior, respeitando os limites estabelecidos pelo Comitê Gestor do Fies.

Quais são as condições para participar das inscrições Fies 2025?

Os contratos firmados através do Fies garantem taxa real de juros igual a zero para estudantes com renda familiar per capita de até três salários-mínimos.

Durante o curso, os beneficiários devem pagar mensalmente a coparticipação, que corresponde à parte dos encargos educacionais não financiada, diretamente à instituição financeira responsável.

Após a conclusão da graduação, o pagamento do saldo devedor será ajustado à condição financeira do estudante. Caso ele não possua renda no momento, deverá arcar apenas com um valor mínimo estipulado pelo programa.

Passo a passo para se inscrever no Enem; veja vídeo

YouTube Video

The post Inscrições Fies 2025: quais são as regra e até quando é possível participar? appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.