Capacete raro da era romana é encontrado na Dinamarca

Um grupo de arqueólogos localizou mais de 100 armas da era romana enterradas onde hoje fica a Dinamarca. A coleção de 1.500 anos é grande o suficiente para equipar um pequeno exército e inclui um capacete raro.

Segundo os pesquisadores, o objeto pode ter pertencido a um senhor da guerra germânico que serviu à Roma. Outra hipótese é que ele tenha sido roubado de um soldado durante batalhas próximas da fronteira germânica.

Armas podem ter sido dadas aos povos germânicos

  • Entre o primeiro e o quarto séculos d.C., a Dinamarca estava na periferia do Império Romano e fazia parte da grande Germânia.
  • A maioria das pessoas nesta área eram simples agricultores, mas relatos como o de Júlio César apontam para a existência de violentos e excepcionais guerreiros germânicos. 
  • Alguns estudiosos acreditam que os romanos podem até ter fornecido armas às tribos da Dinamarca, possivelmente para manter a paz na fronteira com a Escandinávia.
  • Isso explicaria a descoberta do capacete na região, algo bastante incomum.
  • As informações são do Live Science.
Capacete foi encontrado totalmente enferrujado (Imagem: Vejle Museums)

Leia mais

  • Papiro do Império Romano revela história conturbada de crimes
  • Arma romana usada em batalha histórica é descoberta na Sicília
  • Escavação em Pompeia revela vida luxuosa no Império Romano

Análises confirmaram que o capacete tem origem romana

Os arqueólogos encontraram as armas durante os trabalhos de expansão de uma rodovia em Løsning Søndermark. Elas estavam embaixo de duas casas do início do século V que provavelmente pertenciam a alguém poderoso o suficiente para formar um exército.

Como as armas foram propositalmente enterradas durante a demolição de uma casa, os pesquisadores acham que elas fizeram parte de um sacrífico após o sucesso na guerra. No total, também foram encontradas 119 lanças e lanças, oito espadas, cinco facas, um machado e um raro conjunto de cota de malha.

Fragmentos de capacete romano (Imagem: Vejle Museums)

Embora o capacete estivesse extremamente enferrujado, os pesquisadores conseguiram usar imagens de raios-X para analisar as decorações na placa do pescoço. Esses fragmentos indicam que trata-se de um capacete de crista, frequentemente usado pelos romanos no século IV.

O post Capacete raro da era romana é encontrado na Dinamarca apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.