Volkswagen quer superar Tesla com novo carro elétrico popular

A Volkswagen tem um novo plano ousado para consolidar sua posição na corrida global de carros elétricos: focar na construção de modelos mais acessíveis. A montadora alemã planeja lançar um EV de nível mais básico na Europa em 2027, com preço estimado em 20 mil euros — equivalente à cerca de R$ 120 mil.

A fábrica de Wolfsburg, na Alemanha, será o centro de produção da nova linha de veículos totalmente elétricos da Volkswagen. O novo EV acessível, que poderá ser chamado de ID.1, será fundamental para essa estratégia da montadora.

O veículo deve chegar ao mercado europeu em 2027 e será apresentado oficialmente em março do mesmo ano. A Volkswagen ainda não confirmou se o modelo será lançado na América do Norte, já que a princípio ele é destinado apenas ao mercado europeu.

O carro é um hatchback compacto com linhas convencionais, com destaque para a parte frontal limpa, faróis interligados e o logotipo da VW iluminado. Detalhes técnicos ainda não foram divulgados, mas especula-se que o carro utiliza a plataforma modular elétrica (MEB), que já sustenta outros modelos da série ID da VW.

VW planeja lançar um EV de nível básico na Europa em 2027. (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

O CEO da Volkswagen, Thomas Schäfer, afirmou que a empresa está comprometida em tornar a mobilidade elétrica acessível para todos. Antes do lançamento do novo EV de entrada, a Volkswagen planeja apresentar a versão de produção do hatchback ID.2all, com preço de 25 mil euros, em 2026. A montadora também planeja lançar a próxima geração do Golf elétrico, baseada na plataforma de sistemas escaláveis (SSP), até o final da década.

Volkswagen ID.2all
O novo VW ID.2all deve chegar ao mercado europeu em 2026 por 25 mil euros. (Imagem: Divulgação/Volkswagen)

A Volkswagen também enfrenta desafios no mercado de EVs, incluindo a concorrência de marcas chinesas e da Tesla. A empresa também teve que lidar com greves de trabalhadores na Europa e problemas na produção do ID.4 nos Estados Unidos. Apesar dos obstáculos, a Volkswagen tem investido em parcerias estratégicas, como a colaboração de 5 bilhões de dólares com a Rivian para desenvolver arquiteturas elétricas e softwares para EVs.

Leia mais:

  • Com a inflação, quanto custaria um Gol 2004 hoje?
  • 6 curiosidades incríveis sobre o Fusca: o carro que fez história no Brasil e no mundo
  • Volkswagen encerrará a produção de dois carros – saiba quais
  • Conheça o novo SUV barato da Volkswagen que chega ao Brasil em 2025

O lançamento do novo carro elétrico acessível representa uma oportunidade para a empresa alemã se destacar no mercado. Caso o veículo seja lançado nos Estados Unidos, poderá ter um papel importante na expansão da VW no mercado americano de EVs.

O post Volkswagen quer superar Tesla com novo carro elétrico popular apareceu primeiro em Olhar Digital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.