Golpistas se passam por promotores para pedir dinheiro em Rondônia; entenda

Golpistas se passam por promotores da Justiça de Rondônia para pedir dinheiro em troca de liberação de presos - Foto: Reprodução Canva

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) emitiu um alerta sobre golpistas que estão se passando por Promotores de Justiça para solicitar dinheiro em troca da suposta liberação de presos.

A fraude foi identificada após a instituição receber denúncias de vítimas que foram abordadas pelos golpistas.

Contudo, o MPRO esclarece que Promotores de Justiça não solicitam qualquer tipo de pagamento para realizar suas atividades.

Além disso, a instituição orienta que a população fique atenta e não repasse valores ou informações pessoais a desconhecidos que aleguem representar o órgão.

Em caso de abordagens suspeitas, o MPRO recomenda que os cidadãos entrem em contato diretamente com o Ministério Público pelos telefones 127 ou 0800 747 3700, ou ainda acionem a Polícia pelo número 190, para verificar a veracidade das informações.

Como se proteger do golpe?

A orientação é não fornecer dados pessoais, como:

  • documentos
  • informações bancárias
  • valores em situações que envolvam promessas de facilitação de processos judiciais

Caso receba qualquer contato suspeito, o ideal é anotar os detalhes da tentativa de golpe e denunciar imediatamente às autoridades competentes.

O Ministério Público de Rondônia destaca que atua na defesa da ordem jurídica e dos direitos da sociedade, combatendo práticas criminosas como fraudes, estelionatos e outros crimes que prejudiquem a população.

Por fim, a instituição reforça que qualquer tentativa de golpe deve ser comunicada para que as autoridades possam investigar e responsabilizar os autores.

The post Golpistas se passam por promotores para pedir dinheiro em Rondônia; entenda appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.