Café mais caro? Preço vai aumentar nas próximas semanas e colheita será menor em 2025

Café mais caro? Preço vai aumentar nas próximas semanas e colheita será menor em 2025

O preço do café deve continuar subindo nas próximas semanas, pelo menos até a safra deste ano, que começa a ser colhida por volta de abril ou maio.

A previsão é da Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic). A principal causa do aumento nos preços são os eventos climáticos, que influenciam na safra do grão.

Além disso, o aumento do consumo do café em todo o mundo, além da chegada da China como novo mercado consumidor global são fatores que influenciam.

Segundo a entidade, os valores tendem a se estabilizar em três meses, mas a queda de preços só deverá acontecer a partir da safra do próximo ano.

Os consumidores têm observado uma alta de preços nos alimentos nas primeiras semanas de janeiro.

Além do café, laranja, café, açúcar e óleo de soja são os itens no topo da lista de preocupações do governo.

O aumento no preço dos alimentos têm afetado a popularidade de Lula, que busca medidas para enfrentar a inflação.

O que explica esse aumento?

O aumento no preço do café vem sendo observado desde novembro do ano passado.

Desde 2020, a safra brasileira têm sido afetada por fatores climáticos, como geadas, o El Niño, longas estiagens e altas temperaturas.

“Esse acúmulo de quatro anos de problemas climáticos e o crescimento da demanda global dão a explicação dessa escalada de preços no café”, explicou o presidente da Abic, Pavel Cardoso.

A previsão é que a colheita da safra deste ano seja menor que a do ano passado.

Segundo a Abic, diante desses problemas climáticos, os produtores precisaram aumentar os gastos para a produção.

Com isso, o custo da matéria-prima subiu. A indústria teve aumentos superiores a 200% e teve que repassar parte disso, em torno de 38%, ao consumidor.

Todos esses fatores acabaram contribuindo para a alta dos preços da commodity nas bolsas internacionais, o que também traz reflexos para o bolso do consumidor.

Estimativas

A Abic espera que a safra deste ano, que começa a ser colhida em abril, ajude a estabilizar os preços.

O setor também tem uma grande expectativa para a safra do ano que vem, que pode bater o recorde de 2020, ajudando a ampliar a oferta e diminuir os preços do produto.

Enquanto isso não ocorre, o consumidor ainda deve sofrer com o aumento no café já que a indústria ainda tem repasses a fazer pelo seu alto custo.

Brasil e o café

O consumo da bebida no Brasil entre novembro de 2023 e outubro de 2024 cresceu 1,11% em relação ao ano anterior, segundo dados divulgados pela Abic nesta quarta-feira (5).

O Brasil é o principal exportador mundial de café no mundo, representando quase 40% da produção mundial, seguido pelo Vietnã (em torno de 17%) e pela Colômbia.

Os brasileiros também são os segundos maiores consumidores mundiais de café, tendo consumido 21,916 milhões de sacas em 2024, quantidade abaixo apenas dos Estados Unidos

*Com informações da Agência Brasil

The post Café mais caro? Preço vai aumentar nas próximas semanas e colheita será menor em 2025 appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.