Mais uma cidade do Acre decreta emergência em saúde devido a surto de dengue

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue

Com 1,5 mil casos de dengue confirmados em janeiro, a prefeitura de Cruzeiro do Sul, no Acre, decretou situação de emergência em saúde pública nesta quarta-feira (5).

O prefeito Zequinha Lima assinou o decreto na Unidade Básica de Saúde Dr. Jesuíno de Souza Lins, no bairro Alumínio, após um parecer técnico da Secretaria Municipal de Saúde apontar o crescimento alarmante da dengue entre 2024 e 2025.

Com um aumento de 948% em relação a janeiro do ano passado, quando foram registrados 143 casos, a prefeitura intensificou as ações de combate à doença.

A medida visa conter a rápida disseminação do vírus, que já caracteriza uma epidemia na segunda maior cidade do estado, com cerca de 98 mil habitantes.

O decreto Nº 254 autoriza a compra emergencial de insumos e a contratação de serviços para o enfrentamento da epidemia. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana passaram a funcionar de segunda a segunda, das 7h às 19h, e as da zona rural, até as 13h.

O prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima assinou o decreto na Unidade Básica de Saúde Dr. Jesuíno de Souza Lins. – Foto: Divulgação

Bairros mais atingidos e mutirões de limpeza

As áreas mais afetadas incluem Cruzeirão, Remanso, Telégrafo e Miritizal. Para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, a prefeitura mobilizou equipes de agentes de endemias para visitas domiciliares e promoveu mutirões de limpeza em bairros como Remanso e Avenida Coronel Mâncio Lima.

Mais de 40 trabalhadores e máquinas foram designados para remover lixo e entulho, reduzindo possíveis focos do mosquito.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Município de Cruzeiro do Sul (@prefeituradeczs)

Alerta de emergência em saúde no Acre

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, explicou que as autoridades já monitoravam o avanço da dengue desde dezembro e iniciaram ações preventivas em janeiro para tentar conter o aumento expressivo dos casos.

“Em janeiro de 2024 nós tivemos 143 casos e em janeiro de 2025 nós subimos para quase 1500. Decretamos situação de emergência para que possamos buscar, através do governo federal, melhores condições para atender bem a nossa população”, disse Zequinha Lima.

Cruzeiro do Sul não é o único município do Acre em emergência em saúde. No fim de janeiro, Rio Branco também decretou emergência após registrar 800 casos de dengue em apenas 15 dias.

O governo estadual já havia adotado a mesma medida no dia 9 de janeiro, ampliando a situação de emergência para todo o Acre devido ao avanço da dengue e ao aumento de casos de síndromes respiratórias graves (SRAGs).

The post Mais uma cidade do Acre decreta emergência em saúde devido a surto de dengue appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.