Como ‘idosos de aluguel’ viraram moeda em esquema bilionário? Entenda operação da PF sobre fraude

PF deflagra operação de "idosos de aluguel".

Um esquema de fraudes envolvendo benefícios assistenciais destinados a idosos foi deflagrado na manhã desta quinta-feira (6) pela Polícia Federal (PF), em conjunto com o Núcleo de Inteligência Previdenciária.

Sob o nome “Operação Melhor Idade – Segunda Fase”, as autoridades miraram em criminosos que agiam na falsificação de documentos públicos, abertura de contas bancárias, obtenção de benefícios de forma indevida e nos empréstimos consignados utilizando dados de “idosos de aluguel”.

Ao todo, 16 mandados de busca e apreensão, um de prisão e seis medidas cautelares contra integrantes do grupo são cumpridos no Distrito Federal (DF), São Paulo (SP), Goiás (GO) e Piauí (PI)

O esquema 

A fraude era feita por empréstimo das características biométricas, com impressões digitais e fotos, dos “idosos de aluguel”, com objetivo de garantir legitimidade às identidades falsas.

A investigação aponta que alguns dos participantes conseguiram mais de 30 identidades.

Até o momento foram identificados 21 infratores, que manipulam uma média de 285 Cadastros de Pessoas Físicas e títulos eleitorais. 

Prejuízo 

A PF estima que as ações causaram prejuízo de R$ 23 milhões aos cofres públicos e que se não fosse interrompida poderia chegar a R$ 35 milhões, tendo em vista os valores que seriam pagos. 

Para lembrar

Em novembro de 2023, uma atuação parecida foi divulgada. Uma organização criminosa foi alvo da Operação Fictus. O grupo era especialista em fraudar benefícios do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e ocorria através de “idosos fictícios”.  

The post Como ‘idosos de aluguel’ viraram moeda em esquema bilionário? Entenda operação da PF sobre fraude appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.