Alta dos alimentos: Lula pede para brasileiros não comprarem itens caros

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sugeriu, nesta quinta-feira (6) que os brasileiros evitem comprar produtos que estejam muito caros para enfrentar a alta de preços dos alimentos.

“Se todo mundo tivesse a consciência e não comprar aquilo que está caro, quem está vendendo vai ter que baixar para vender, senão vai estragar. Isso é da sabedoria do ser humano. Esse é um processo educacional que nós vamos ter que fazer com o povo brasileiro”, destacou o presidente em entrevista às rádios Metrópole e Sociedade, da Bahia.

O presidente ainda incentivou os consumidores a substituírem itens mais caros por produtos similares, com preços mais acessíveis.

“Tenho dito que uma das pessoas mais importantes para a gente controlar os preços é o próprio povo. Se você vai num mercado aí em Salvador e você desconfia que tal produto está caro, você não compra”, acrescentou.

Ainda durante a entrevista, Lula afirmou que a inflação será solucionada em breve e destacou que o governo está trabalhando para encontrar soluções.

A sugestão do presidente tem gerado polêmica nas redes sociais.

O deputado Nikolas Ferreira (PL-MG) ironizou a fala do chefe do Executivo em publicação do X: “plano de governo: substitua o alimento ou compre outro dia”.

Entenda cronologia da crise:

O ano de 2025 começou com uma elevação da inflação, puxada por setores como os combustíveis e os alimentos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou 2024 em 4,8%, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Segundo a Copom, a alta dos alimentos foi motivada por fatores como a estiagem do ano passado e a elevação de preços de carnes, também afetada pelo ciclo do boi.

Desde então, o governo federal tem realizado reuniões para discutir o tema e definir medidas para conter a crise dos alimentos.

O governo federal afirmou que não vai adotar nenhuma medida “heterodoxa” para conter a alta no preço dos alimentos.

Na primeira reunião ministerial do ano no Palácio do Planalto, Lula declarou que baratear o preço dos alimentos que chegam à mesa do trabalhador é a prioridade do governo em 2025.

The post Alta dos alimentos: Lula pede para brasileiros não comprarem itens caros appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.