Bombardeio em Manaus: história da crise política que quase destruiu a cidade em 1910

Bombardeio em Manaus

Você sabia que Manaus quase foi destruída por um bombardeio em 1910? Pois é, a história parece coisa de filme, mas aconteceu de verdade! Tudo começou com uma trama política.

O então governador, Antônio Bittencourt, foi acusado de irregularidades durante seu mandato. Isso porque ele era sócio de uma empresa que vendia produtos para o governo e prefeituras do interior. Um conflito de interesses que contrariava a constituição do Amazonas.

Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt – Foto: Reprodução

Como resultado, seu mandato foi cassado pela Assembleia, e o cargo passou para o vice-governador, Antônio Sá Peixoto. Mas Bittencourt não aceitou a decisão e se recusou a sair do poder.

Início de uma guerra e o bombardeio em Manaus

Com isso, Peixoto agiu e pediu ajuda das tropas federais, e o que se seguiu foi uma verdadeira guerra entre as tropas estaduais e federais.

A flotilha da marinha — divisão de embarcações de uma tropa — chegou bombardeando várias partes da cidade para sufocar a polícia militar.

Início de uma guerra e o bombardeio em Manaus
Situação do Bazar Amazonense após o bombardeio no dia 8 de outubro de 1910 – Foto: Reprodução

Nessa guerra, locais históricos de Manaus ficaram destruídos, como: o Palácio do Governo, o Teatro Amazonas e o Mercado Adolpho Lisboa. Entre as vítimas estavam militares, civis e até crianças.

Palácio do Governo destruído após bombardeio em Manaus – Foto: Reprodução

Conflito histórico

O auge da crise foi dia 8 de outubro de 1910, quando um aviso deixou todo mundo em pânico: Manaus seria totalmente bombardeada caso Antônio Bittencourt insistisse em não deixar o cargo.

A população entrou em desespero, alguns fugiram, outros se aliaram às tropas federais.

No fim, Bittencourt acabou cedendo o cargo para o vice. Mas as marcas desse conflito histórico continuam por aí! No Mercado Adolpho Lisboa, por exemplo, mesmo após restaurações, as marcas de balas foram mantidas como lembrança de um evento que quase destruiu a cidade.

Registros da recepção de Bittercourt após tentaiva de golpe em 1910 – Foto: Manaus de Antigamente

Apesar disso, a história não parou por aí e depois de muita luta, Bittencourt voltou para o seu cargo e o vice foi acusado de usar documentos falsos para dar um golpe de estado.

The post Bombardeio em Manaus: história da crise política que quase destruiu a cidade em 1910 appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.