Operação Adsumus: Polícia Civil procura evitar conflito de terras em Palmeirante (TO)

A Polícia Civil do Tocantins (PCTO) começou, na manhã desta sexta-feira (7), a Operação Adsumus com o objetivo de evitar conflito de terras em Palmeirante. A ação da polícia cumpriu mandados de busca e apreensão na zona rural do município.

Ao todo, a operação adsumus, que significa estado presente, prendeu cinco pessoas por posse ilegal de munições e armas de fabricação caseira, que também foram confiscadas pelos agentes.

Operação Adsumus

A PCTO começou a Operação Adsumus com o objetivo de evitar conflito de terras na zona rural do município de Palmeirante, na região norte do estado. A ação cumpriu mandados de busca e apreensão no local, na manhã desta sexta-feira.

Até o momento, a operação prendeu cinco pessoas por posse ilegal de munições e armas de fabricação caseira, que foram confiscadas pela polícia. Segundo o delegado regional de Colinas do Tocantins, Jodivan Benevides, as ações aconteceram na Fazenda Vargem Boa e em 154 barracos no Assentamento Dina Guerrilheira.

No ano passado, a 41ª Delegacia de Polícia recebeu denúncias dos assentados que diziam serem vítimas de ameaças com armas de fogo e recebeu também denúncias dos proprietários da fazenda dizendo serem eles as vítimas de ameaças com armas de fogo. Diante desse cenário, representamos pelos mandados de busca e apreensão, os quais foram deferidos pela justiça e cumpridos na manhã de hoje

Jodivan Benevides, delegado regional de Colinas do Tocantins

Ainda segundo o delegado, não houve resistência ou conflito durante as prisões. As cinco pessoas presas são do assentamento e foram detidas em flagrante, após agentes da PCTO encontrarem as armas de fogo caseiras.

Prisões e força policial

Os cinco moradores do assentamento presos pelos agentes da PCTO foram encaminhados para a 6ª Central de Atendimento da Polícia Civil, em Colinas, onde estão sendo ouvidos e, após, serão encaminhados para a Unidade Penal da cidade.

A Operação Adsumus conta com a participação de 100 policiais que atuam em várias áreas das unidades da Polícia Civil do Tocantins. Dentre elas, estão equipes das Divisões Especializadas de Repressão ao Crime Organizado (DEICs Araguaína, Guaraí e Paraíso do Tocantins), de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Araguaína) e de Repressão a Narcóticos (Denarc – Araguaína), da Delegacia Especializada de Repressão a Roubos (DRR – Araguaína), da 29ª DP de Araguaína, da 41ª DP de Colinas e do Grupo de Operações Táticas Especiais (GOTE).

The post Operação Adsumus: Polícia Civil procura evitar conflito de terras em Palmeirante (TO) appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.