Secretaria da Saúde alerta sobre o contágio da febre amarela no Tocantins

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) alerta sobre o contágio da febre amarela no Tocantins. O alerta acontece devido ao período sazonal da transmissão da febre amarela, que vai de dezembro a maio.

O período sazonal de transmissão é a época do ano em que há mais facilidade de contágio por uma doença. O estado registrou um caso confirmado da doença em humanos, ocorrido na cidade de Monte do Carmo.

Alerta sobre febre amarela

A SES-TO alerta sobre o contágio da febre amarela no Tocantins, depois da confirmação de um caso da doença em humanos, na cidade de Monte do Carmo, cerca de 90 km de Palmas. Devido ao caso, a Secretaria de Saúde intensificou ações de vigilância.

Além disso, a SES-TO relembra a importância da vacinação como medida de prevenção contra a doença. A gerente de Vigilância das Arboviroses, Christiane Bueno Hundertmarck, comentou que, após a confirmação do caso, a secretaria está oferecendo vacinas para pessoas que ainda não foram imunizadas.

Após a confirmação da doença, nossa equipe já realizou reunião com a secretaria municipal de saúde de Monte do Carmo. O encontro online também contou com a participação do Ministério da Saúde e na oportunidade recomendamos a busca ativa de pessoas não imunizadas e a divulgação de informações para a população ter conhecimento sobre a doença

Christiane Bueno Hundertmarck, gerente de Vigilância das Arbovisores

Além disso, na próxima semana, a SES-TO vai começar investigações sobre o caso no local de contágio do paciente.

Febre amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa que causa febre alta, pode ser prevenida por vacina, começa de repente e pode ser leve ou grave, com alto risco de morte nos casos mais sérios. A doença é causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti nas cidades. Já em áreas de floresta, a doença é transmitida pelos mosquitos Haemagogus e Sabethes.

Um ponto muito importante é que, assim como os humanos, os macacos também podem ser infectados pela febre amarela e sofrem tanto quanto as pessoas devido à doença.

Mais informações sobre a febre amarela podem ser encontradas através deste link.

No Tocantins, entre 2020 e 2025, foram confirmados três casos de febre amarela em humanos, sendo que uma das pessoas faleceu. Dois dos casos aconteceram em 2022 e foram registrados na região entre Peixe e São Salvador, em turistas.

Atualmente, o caso confirmado em Monte do Carmo é o terceiro em cinco anos, e o paciente permanece internado em estado estável.

Segundo a SES-TO, os casos de febre amarela em Primata Não Humano (PNH), durante o mesmo período de 2020 a 2025, chegaram a três, um em 2022, no município de Palmeirópolis e dois, em 2024, em Buritirana, distrito de Palmas.

A vacina é crucial para a prevenção contra a febre amarela. Em 2024, a cobertura vacinal contra a doença no Tocantins foi de 78,02%. A Central Estadual de Imunização possui em estoque 24.690 doses de imunizantes contra a doença, e todos os 139 municípios estão devidamente abastecidos para proceder com a vacinação da população.

A Secretaria da Saúde informa que o público-alvo para a imunização inclui crianças (1 dose aos 9 meses e reforço aos 4 anos), adolescentes (que não foram imunizados na infância) e adultos até 59 anos (dose única).

The post Secretaria da Saúde alerta sobre o contágio da febre amarela no Tocantins appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.