VÍDEO: Peixe ‘Diabo Negro’ é filmado pela primeira vez à luz do dia; assista

peixe diabo negro-capa

Pesquisadores da ONG Condrik Tenerife, na Espanha, filmaram pela primeira vez o peixe conhecido como “Diabo Negro” durante o dia, em uma cena histórica.

A observação ocorreu em 26 de janeiro, a apenas dois quilômetros da costa de Tenerife, enquanto a equipe retornava de uma expedição de pesquisa sobre tubarões.

Onde o peixe ‘Diabo Negro’ habita?

O peixe “Diabo Negro”, que habita as profundezas do oceano entre 200 e 2 mil metros, vive em ambientes submersos na escuridão, abaixo da zona iluminada pela luz solar. Essas características tornam os avistamentos dessa espécie extremamente raros.

O fotógrafo de fauna marinha David Jara capturou o vídeo, em colaboração com os biólogos marinhos Laia Valor, Marc Martín e Antonio Sabuco.

Em entrevista ao jornal espanhol El Mundo, Laia Valor descreveu o momento como surpreendente. “Vimos algo estranho na água, parecia um objeto negro. Quando nos aproximamos, percebemos que era o diabo negro”, relatou.

Até então, restringiam-se os registros dessa espécie a larvas, exemplares adultos mortos ou imagens obtidas com o uso de submarinos.

O motivo para a presença do peixe tão próximo à superfície ainda é incerto, mas acredita-se que o Melanocetus johnsonii avistado estava debilitado, o que pode ter contribuído para sua aproximação.

Características do peixe

O peixe “Diabo Negro”, ou Melanocetus johnsonii, é uma espécie marinha que habita as regiões mais profundas dos oceanos. Sua aparência peculiar e adaptações para ambientes de extrema escuridão tornam-no um dos animais mais notáveis do planeta.

Uma das principais características do peixe “Diabo Negro” é a bioluminescência, a capacidade de emitir luz. Esta é gerada por um órgão em sua cabeça, chamado fotóforo, que tem como função atrair presas para uma armadilha.

O dimorfismo sexual é outro aspecto distinto da espécie. As fêmeas são significativamente maiores e possuem a isca luminosa. Por outro lado, os machos são menores e, após a reprodução, se fundem ao corpo da fêmea, adotando um comportamento parasitário.

O peixe equipa sua boca com dentes longos e afiados, permitindo-lhe capturar presas de tamanho superior ao seu próprio corpo.

Por fim, para se adaptar à ausência de luz nas profundezas oceânicas, o peixe apresenta olhos grandes e altamente sensíveis, essenciais para a visualização em ambientes de baixa luminosidade.

The post VÍDEO: Peixe ‘Diabo Negro’ é filmado pela primeira vez à luz do dia; assista appeared first on Portal Norte.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.